A partir do meio-dia desta sexta-feira, 3, acontece o velório do deputado estadual, Gabriel Guerreiro (PV), na Assembleia Legislativa do Pará. Guerreiro foi vítima de infarto fulminante aos 74 anos, no fim da manhã desta quinta-feira, na cidade do Rio de Janeiro.

A política passou a fazer parte do cotidiano e até o fim da vida de Gabriel Guerreiro, como ficou conhecido no Pará. Em 1987 conseguiu eleger-se deputado federal e participou da elaboração da Constituição Federal de 1988. Geólogo de formação, ele teve significativa atuação como titular da subcomissão do Regime da Propriedade do Subsolo e da Atividade Econômica, da Comissão da Ordem Econômica, que tratou da destinação dos royalties do setor mineral. Atuou principalmente em favor do Pará.
Gabriel Guerreiro cumpria o sétimo mandato como deputado estadual. Isso fazia dele o político com mais mandatos já conquistados para a Assembleia Legislativa até hoje. Ocupou ainda cargos técnicos em administrações estaduais. Como secretário executivo de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, Guerreiro atuou na criação do projeto de Macrozoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Pará, durante o primeiro governo de Simão Jatene.
O corpo de Gabriel Guerreiro será sepultado na cidade de Oriximiná.
Nenhum comentário:
Postar um comentário