O deputado Lira Maia (DEM/PA), encaminhou na tarde desta terça-feira(08), Ofícios ao Ministro da Educação, Fernando Haddad e ao Reitor da Universidade Federal do Oeste do Pará, Professor Seixas Lourenço, solicitando a realização de provas para o concurso público de Professor também no Município de Santarém.
Para Lira Maia, quando o poder público define como local de provas somente a capital do Estado, exclui significativa parcela da população principalmente em razão das dificuldades regionais: “A realização de provas somente na capital afasta da população santarena a possibilidade de participar do certame. Além do problema de locomoção, temos o problema de estadia destes candidatos. Muitos podem não ter condições de pagar um hotel, uma pensão ou ainda não ter um parente para hospedá-los”.
Segundo o deputado, a região Oeste do Estado do Pará representa mais da metade da extensão territorial do Estado, sendo cortada pela BR 163, principal eixo produtivo local. Devido a esta peculiaridade geográfica, para se locomover de Santarém até a Capital Belém, a população se vale de aeronave (cerca de 1 hora de Boeing), de barco (cerca de 2 dias e meio) ou de veículo (cerca de 2 dias). Nesse caso, durante o período de chuvas, as estradas ficam intransitáveis, chegando a ser interditadas em diversos pontos”.
No ofício encaminhado ao Ministro da Educação e ao Professor Seixas Lourenço, o deputado Lira Maia solicitou que, nos próximos editais, principalmente para as áreas administrativas, sejam realizadas provas em Santarém e também nos Municípios que terão Campi da UFOPA. “Nossa intenção é assegurar à população do oeste do Pará, independente da condição social, o direito de participar de forma igualitária dos concursos públicos, assegurando assim a aplicabilidade do “Princípio da Isonomia”, dando tratamento “igual aos iguais, e desigual aos desiguais”. “Não posso admitir que o Município Sede da Universidade Federal do Oeste do Pará bem como os Municípios que terão Campi descentralizados, não sejam contemplados com a aplicação das provas em seus concursos”, concluiu o deputado Lira Maia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário