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sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Helenilson Pontes empenhado na construção das PA -370 e PA-258

Fonte palaciana garantiu, na manhã de hoje, ser grande o empenho do vice Helenilson Pontes junto ao governador Simão Jatene para a concretização de dois projetos de integração rodoviária do Oeste do Pará com a região metropolitana de Belém (RMB): primeiro, a construção da segunda etapa da rodovia PA-370, entre Curuá-Una, em Santarém, e a BR-230 (Transamazônica), no município de Uruará; segundo, a construção da PA-258, que ligaria o rio Xingu, no município de Anapu, à cidade de Baião, na margem direita do rio Tocantins, onde faria conexão com a PA-151 e, de lá, para Belém.
Como se sabe, as duas rodovias são essenciais ao clamor de integração do Oeste ao resto do Pará, mas principalmente à Capital, um dos itens muito reclamados durante a campanha do plebiscito pela criação do Estado do Tapajós, em dezembro passado. Elas encurtariam a distância entre Santarém e Belém em quase 500 km.
As duas propostas foram apresentadas pela deputada Josefina Carmo (PMDB), no ano passado, em Santarém, durante audiência pública para a coleta de sugestões para a elaboração do atual Plano Plurianual do Pará (PPA-2012/2015). Dada a importância das duas rodovias, Josefina ratificou as propostas através de dois projetos de lei apresentados à Assembleia Legislativa do Pará, também no ano passado.
No mapa rodoviário do Estado, as duas estradas não passam de linhas traçadas, projetos a serem executados. Na prática, a segunda etapa da PA-370 já virou uma vicinal aberta, de forma irregular e sem critérios de engenharia, por prefeitos e madeireiros da região compreendida entre a Transamazônica e a margem direita do rio Amazonas. Já a PA-258 continua simples riscado no mapa.
Verdade ou não, o certo é que as duas rodovias são importantes para a maior integração do Oeste à RMB. E os esforços do vice-governador poderão ser decisivos, sim, para que os dois projetos saiam das pranchetas da Secretaria de Estado de Transporte (Setran).
O problema é que pouco mais de R$ 600 milhões constam do PPA-2012/2015 para a construção de novas rodovias - e isso para os próximos quatro anos. O dinheiro, segundo o próprio PPA, é suficiente para a construção de 495 km - as duas novas rodovias propostas por Josefina e defendidas por Helenilson teriam 440 km.
Seria difícil, claro, destinar praticamente todo o recurso do PPA voltado à construção de rodovias para a execução dos dois projetos, mas não custa nada à bancada parlamentar do Oeste, aos prefeitos e vereadores da região, além de entidades da sociedade civil, envidarem esforços junto ao governador Jatene.
À luta, Oeste!
Blog do Piteira

Um comentário:

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