Páginas

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Concursados cobram nomeação no Pará

Foram mais de seis meses de dedicação, deixando de lado até os cuidados maiores com o filho. Ao final, Angélica Teixeira foi aprovada em primeiro lugar em Pedagogia no concurso realizado pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Sedes) em dezembro do ano passado. O cargo era de técnica em assistência de desenvolvimento social, para o qual havia 60 vagas.
No dia 4 de maio, a aprovação no concurso foi homologada. Mas Angélica ainda não foi chamada. Ainda à espera da nomeação que não houve, a pedagoga engrossava o coro de protesto na manifestação feita ontem pela manhã pela Associação de Concursados do Estado do Pará em frente ao Centro Arquitetônico de Nazaré (CAN).
Angélica Teixeira faz parte de exército de mão-de-obra de 5.700 concursados que ainda aguardam por uma nomeação em diversos escalões do serviço público paraense. Segundo a associação, enquanto essas nomeações não são feitas, o Estado contratou seis mil temporários de dezembro de 2009 até junho de 2010.“Não existe uma razão que justifique esse tratamento”, diz Emílio Almeida. Segundo ele, o governo já teria usado como argumento o fato de não haver recursos para nomear os concursados.
A Associação de Concursados diz que o governo de Ana Júlia Carepa fez 35 concursos públicos.Foram convocadas cerca de 600 pessoas. Apenas o equivalente a 10% delas apareceram no CAN. Mesmo assim sobraram críticas ao governo do Estado.
A psicóloga Débora Gonçalves também fez o concurso da Sedes. Foi aprovada, mas não foi chamada até agora. “É uma grande frustração. Temos filhos cujo convívio sacrificamos para estudar para o concurso. E o governo ignora a gente”. Outra concursada, Nilziléa Santos, foi aprovada no concurso do Tribunal de Justiça para assistente social. “Não chamaram ninguém”.
A Sead informou que os concursos, cujos candidatos aguardam nomeação, estão dentro do prazo estabelecido nos editais, que é de dois anos, podendo ser prorrogados por mais dois anos.
Segundo a Secretaria, de janeiro de 2010 a julho deste ano, foram nomeados 1.676 concursados. A maioria foi para Secretaria Estadual de Educação (Seduc), para onde foram nomeados 1.136 servidores. Na Sespa, foram 146. No Iasep, 138. No Hemopa, 98, e na Defensoria Pública, 70. Ainda segundo a Sead, também foram nomeados aprovados no Renato Chaves (37), Polícia Civil (1), PGE (15), Hospital de Clínicas Gaspar Viana (11), Sedect (7), Sejudh (6), Iterpa (36) e Sema (11).
A Sepof informou que não iria se manifestar. Já na Secretaria de Governo, o coordenador da Câmara de Gestão, Augusto Carrascosa, disse que o governo já nomeou mais de 30 mil concursados. “Ainda existem órgãos que estão paulatinamente chamando os concursados. E os temporários que foram contratados não foram para as mesmas funções ou cargos dos concursados”

Um comentário:

  1. GOSTARIA DE SABER QUANTOS PROFESSORES JÁ NOMEADOS, UMA VEZ QUE FUI APROVADA PARA AS SÉRIES INICIAIS E AINDA NÃO FUI INFORMADA DE NADA AINDA. ALMERVANDA

    ResponderExcluir