O Presidente da Amut, prefeito de Itaituba Roselito Soares avaliando o ato oficial solene em que o vice presidente da República José Alencar sancionou a criação da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) define o ato como uma “conquista Histórica para a região e especificamente para Itaituba”.

Roselito Soares inclusive ressalta os grandes investimentos que tem feito na educação do município que agora fica mais enriquecida ainda com a criação da Primeira Universidade Pública do Oeste Paraense.
A UFOPA sancionada no dia 6 de Novembro (Sexta feira) Em Brasília, através do Projeto de Lei 2.879/09 vai gerar mais de 800 novos postos de trabalho, compreendendo ainda os cargos de reitor e vice reitor, serão criados 500 cargos de professor e 333 técnico administrativo nos níveis médio e superior.
Os primeiros técnicos e professores serão selecionados ainda esse ano, com contratação em 2010 de 146 professores e 166 técnicos. A região Oeste do Pará terá alternativa de 1,6 mil vagas nos cursos de Engenharia Florestal, Sistemas de Informação, Direito e Licenciatura m Letras, Pedagogia, Física, Matemática e Biologia.
Em face de sua infraestrutura e variedade de cursos o prefeito Roselito Soares considera que a UFOPA” Está na vanguarda de nossas necessidades anseios e sonhos” já que disponibilizará cursos relacionados a nossa rica biodiversidade contemplando todas as necessidades da região.
A UFOPA tem como objetivo atender 10 mil estudantes de cursos de graduação e pós graduação ofertadas pela UFPA, nos Campus de Santarém, Oriximiná e Itaituba e também pela Universidade Federal da Amazônia (UFRA-TAPAJÒS) que serão terão sua infraestrutua repassadas para a Universidade Federal do Oeste do Pará, juntamente com os aluno matriculados que serão incorporados automaticamente na UFOPA.
O presidente da Amut vislumbra nessa Universidade uma nova era de benefícios que irão acelerar ainda mais o desenvolvimento de Itaituba e da região, já que a nova Uiversdiade está inseria nas ações de expansão da rede de ensino superior para desenvolvimento da pesquisa social, ciência e tecnologia como fator de crescimento regional que contempla também nosso município de forma direta como município pólo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário