Páginas

quarta-feira, 13 de abril de 2011

UFOPA promove curso de especialização em Agroecologia na Amazônia

O Instituto de Biodiversidade e Florestas (IBEF) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) realiza em Santarém (PA), a partir do segundo semestre deste ano, o curso de especialização em Agroecologia na Amazônia, o qual visa a qualificar profissionais interessados em promover o desenvolvimento sustentável de comunidades rurais da região. Gratuito, o curso possui trinta vagas destinadas a graduados nas áreas de Ciências Agrárias e Ciências Biológicas. As inscrições serão realizadas no período de 16 a 20 de maio de 2011.
Os candidatos serão selecionados pela coordenação do curso, no período de 30 de maio a 3 de junho de 2011, de acordo com os seguintes critérios: prova escrita (fase eliminatória e classificatória); pré-projeto de pesquisa (fase eliminatória e classificatória); entrevista e análise de currículo (fases classificatórias). O pré-projeto de pesquisa deverá ter até três páginas, com tema em consonância com as disciplinas do curso. “Por isso, recomendamos que os candidatos entrem em contato com o professor responsável pela disciplina de interesse”, explica o coordenador da especialização, Prof. Thiago Vieira.
Com duração de 12 meses, o curso compreenderá as seguintes disciplinas: Agroecologia; Ecologia de Agroecossistemas; Metodologia da Pesquisa; Bioestatística; Manejo Ecológico do Solo; Gestão Comunitária de Sistemas Agroecológicos; Agricultura Orgânica; Sistemas Agroflorestais; Manejo Ecológico de Insetos-Pragas; Manejo Ecológico de Doenças de Plantas; Manejo Ecológico de Plantas Invasoras; Legislação e Certificação de Produtos Orgânicos; Empreendedorismo Rural; Seminários em Agroecologia; e Trabalho de Monografia.
Mais informações no Instituto de Biodiversidade e Florestas, Campus Tapajós, situado na R. Vera Paz, bairro do Salé, em Santarém (PA), pelo telefone (93) 2101-4947 e pelo correio eletrônico agroecologia.ufopa@gmail.comEste endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.
Comunicação/UFOPA

Um comentário:

  1. Os profissionais do meio rural terão que fazer as mesmas matérias já cursadas na graduação? Visto que essas matérias ofertadas na pós JÁ SÃO da grade de quem se forma no setor agrário.

    E pelo que vejo a maior problemática (alternativas sustentáveis de extensão rural em área florestal e/ou UC) não foi ofertada. Somente a matéria agroflorestal fala pouca coisa sobre isso.

    É de admirar que uma universidade que eu tanto me orgulho esteja com uma grade dessas.

    ResponderExcluir