Dezessete municípios do Pará serão contempladas com as Praças do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), equipamentos sociais que vão integrar, em um mesmo local, atividades e serviços culturais; práticas esportivas e de lazer; núcleo de formação e qualificação para o mercado de trabalho; serviços socioassistenciais; e políticas de prevenção à violência e inclusão digital.
Até 2014, 800 praças serão implantadas no País, sendo 19 delas no Pará. Belém e Ananindeua terão duas, cada um. Completam a lista paraense Abaetetuba, Altamira, Barcarena, Bragança, Breves, Cametá, Castanhal, Itaituba, Marabá, Marituba, Santarém, Tailândia, Tucuruí, Jacundá e São Félix do Xingu.
Está sendo analisado ainda pelo Governo Federal a proposta dessas praças serem administradas por Conselhos Gestores. Segundo o autor da indicação, deputado Cláudio Puty (PT-PA), um dos critérios para seleção de projetos de construção do equipamento, seria o compromisso dos municípios beneficiados, constituírem conselhos gestores com participação da comunidade, em especial de jovens, e do poder público.
'As praças vão oferecer uma gama muito importante de serviços públicos para a juventude e para a população em geral. É justo que se estabeleça uma forma de participação popular e controle social sobre estes equipamentos. Minha proposta é que a comunidade do entorno dessas praças participe da gestão delas', defende o parlamentar.
Puty também apresentou a proposta ao Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) e recebeu apoio. O presidente do Conselho Nacional de Juventude, Gabriel Medina diz que 'a criação de conselhos gestores em equipamentos públicos, como as Praças do PAC, contribui para aproximar as demandas da comunidade à gestão da política que se realizará' e ainda, 'favorece a apropriação da comunidade que ajudará na gestão e preservação do espaço além de construir novos sujeitos políticos nos territórios atendidos.'
O Liberal
Dayan, já que vc falou em Itaituba, quero avisa-lo que a TRANSRAPADURA já está só buraco, sem falar que todos os moradores estão refazendo seus muros e colocando pra dentro da rua, começando pelos terrenos dos parentes do prefeito. Cadê o código de postura do município? Você sabe qual é a TRANSRAPADURA né ?
ResponderExcluir