Páginas

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Nove municípios paraenses terão votação biométrica em 2014

Nas eleições gerais de 2014, nove municípios paraenses votarão através do sistema de biometria. Os dois que já foram incluídos na eleição anterior: Peixe-Boi e Capanema e outros sete anunciados pelo novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA), desembargador Leonardo Noronha Tavares, durante o discurso de posse no cargo, ontem, no início da noite. 
Além dele, o novo corregedor e vice-presidente do órgão também foi empossado, o desembargador Raimundo Holanda Reis. A partir de 2014, os eleitores de Paragominas, Capitão Poço, Curuçá, Terra Alta, Castanhal, Barcarena e Ananindeua, que juntos somam quase 600 mil votos e se localizam no nordeste paraense, também terão urnas biométricas à disposição para votar.
O treinamento já está previsto para abril deste ano, visando adaptar os eleitores ao novo sistema de identificação por contato digital na urna eletrônica. O começo dos treinamentos depende da liberação dos recursos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Cada eleitor tem um custo de R$ 6 para o TRE-PA. Até agora apenas 51 mil eleitores foram atingidos pelo novo sistema.
 Leonardo Tavares acredita que tem um grande desafio pela frente com o pleito de 2014 e afirma que as eleições gerais são diferentes da municipal, porque é gerenciada pelo tribunal eleitoral e a eleição municipal fica a cargo das zonas eleitorais, cabendo ao TRE o julgamento dos recursos. “É uma eleição trabalhosa, mas vamos fazer um pleito tranquilo, com bom plano de trabalho”.
O novo presidente do TRE-PA também afirmou que há previsão de concurso público no órgão para este ano, mas apenas para algumas vagas, que serão anunciadas posteriormente. 
DOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário