Páginas

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Deputado reivindica veículo para o Corpo de Bombeiros de Itaituba

Nesta segunda-feira (28), o Deputado Federal Dudimar Paxiuba terá uma nova audiência com o governador Simão Jatene no Palácio dos Despachos. Na pauta, a solicitação de um veículo para o Corpo de Bombeiros que atenda exclusivamente o aeroporto municipal de Itaituba.
Na reunião realizada na semana passada com o deputado Dudimar Paxiuba (PSDB), o governador Simão Jatene (PSDB) prometeu liberar R$ 100 mil para serem aplicados em serviços de revitalização e melhorias no aeroporto daquele município. Na ocasião o deputado Dudimar Paxiuba relatou ao governador a atual situação do aeroporto.
“A pista de pouso está em situação deplorável. Não podemos permitir que isso ocorra em uma das maiores cidades do Pará”. Afirmou Dudimar.
Atualmente, a pista do aeroporto permanece parcialmente interditada, estando liberada apenas durante o dia para pousos e decolagens de aeronaves pequenas e médias, com capacidade no máximo para 50 passageiros. A situação caótica do aeroporto de Itaituba já se arrasta por mais de seis anos, sendo que por conta das falhas em sua estrutura, várias empresas aéreas deixaram de operar na região.
As empresas aéreas exigem a adequação do aeroporto de Itaituba como condição para permanecerem fazendo pousos e decolagens no aeroporto municipal. A TRIP linhas aéreas retirou suas aeronaves e não volta aoperar enquanto a situação não for normalizada.
Há vários anos, o aeroporto vem passando por sérios problemas na sua estrutura. A logística oferecida para as companhias aéreas só tem reduzido, o que acabou forçando a retirada dos principais vôos, prejudicando os passageiros de toda região sudoeste do Estado.
Atualmente a imagem do aeroporto é desoladora. Saguão vazio, guichês de venda de passagens praticamente fechados e os proprietários boxes de venda de lembranças e artesanatos reclamam que acabou o movimento. As companhias que insistem em permanecer no município têm enfrentado dificuldades para manter a freqüência dos vôos, principalmente por falta de estrutura do aeroporto.
Os maiores problemas estão falta de luminárias na pista e a ausência do Corpo de Bombeiros. Somente quatro bombeiros estão contratados, e se revezam em turnos diários com apenas dois por turno. Sem levar em conta que até a torre de controle de vôo foi desativada no ano passado, ficando apenas um pequeno grupamento de orientação da Infraero.
Na última reunião dos técnicos da Agencia Nacional de Aviação Civil (ANAC) com a Administração municipal e representantes de empresas, a ANAC exigiu um veículo de combate a incêndios exclusivo para a pista de pousos e decolagens. Porém o veículo adequado para o Corpo de Bombeiros custa cerca de R$ 600.000,00. E sem o veículo a ANAC não libera a pista para pousos e decolagens de aviões de médio porte.
A desativação do aeroporto inviabiliza o deslocamento de grande numero de passageiros. Não somente Itaituba, mas passageiros dos municípios de Aveiro, Jacareacanga, Trairão e Novo Progresso que também dependem do aeroporto.
Com o apoio do Governo do Estado, o deputado Dudimar Paxiuba pretende reverter essa situação em curto ou médio prazo, vai depender da sensibilidade do governo estadual na reunião desta segunda-feira.

2 comentários:

  1. Olá, Dayan!
    Sabemos, de uma forma líquida e certa, que basta haver a chamada vontade política para solucionar este problema. Itaituba está, cada vez mais, num estágio de cidade polo, portanto, é inadmissível que tenhamos uma situação de "abandono" como estamos vivendo, sem a rapidez e o conforto, a liberdade de ir e vir.
    Contamos com a capacidade de argumentação do Dep. Federal Dudimar Paxiúba para alcançar o objetivo.
    Abraço!
    Luiz Henrique Macêdo

    ResponderExcluir
  2. Agora vai.
    Tô começando a botar fé nesse "nego", capacidade, sei que ele tem.
    Basta querer.
    Boa sorte pra Itaituba e região.

    Pedro Paulo

    ResponderExcluir