Páginas

quinta-feira, 15 de julho de 2010

IBAMA fiscaliza acidente em Alenquer

Uma equipe do Ibama vistoriou na manhã desta quarta-feira (14) o local onde um acidente com uma balsa-tanque provocou ontem o derramamento de óleo diesel e gasolina no rio Surubiú, próximo ao lago Samaúma, a cerca de quatro quilômetros do município de Alenquer, no oeste do Pará. Os fiscais do instituto sobrevoaram de helicóptero a região supostamente atingida pelo óleo, entrevistaram a população ribeirinha, examinaram as margens do rio, mas não constataram danos visíveis ao meio ambiente.
“As primeiras informações dão conta de um vazamento de pequenas proporções, que o volume das águas e a correnteza do Surubiú, um dos afluentes do Amazonas, provavelmente dissiparam rapidamente. Boa parte da gasolina, que é muito volátil, também deve ter evaporado. Felizmente não houve maiores danos”, explicou o chefe da Divisão de Fiscalização do Ibama em Santarém, Givanildo dos Santos Lima.
Como não houve poluição comprovada ao rio, o proprietário da balsa não será multado pelo Ibama pelo derramamento do combustível. A balsa-tanque, porém, não tinha licença ambiental para o transporte de produtos perigosos. O proprietário foi notificado a apresentar a documentação ao Ibama até a próxima quinta-feira (22). Se de fato não estiver licenciado, ele será multado em até R$ 10 milhões pela infração.
O volume do derramamento de óleo e gasolina ainda é desconhecido. O Ibama pretende obter a quantidade que atingiu o rio confrontando o volume abastecido pela balsa em uma distribuidora de Santarém com o que restou no tanque após o acidente. Segundo levantamento do Corpo de Bombeiros, os primeiros a chegar ao local, 19,3 mil litros de gasolina e 4,8 mil litros de diesel foram retirados da embarcação virada e transferidos em segurança para outra balsa, logo após o acidente.
Com capacidade para transportar 50 mil litros, a balsa-tanque pertence a um empresário que também possui um posto de combustível em Alenquer. A embarcação seguia de Santarém, onde se abasteceu, justamente para entregar diesel e gasolina ao comércio dele, quando virou a 15 minutos do destino. Segundo informações dos Bombeiros, o conteúdo do tanque derramou pelo respirador da balsa, atingindo imediatamente o rio. Além dos Bombeiros, uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Alenquer vistoriou o local poucas horas após o derramamento.
As informações são da assessoria de comunicação do Ibama no Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário