Integrantes do 7º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, sediado no município de Itaituba (oeste do Pará), voltou nesta terça-feira (17) ao local do deslizamento de terra, que soterrou casas e deixou quatro mortos. Pela manhã, o comandante geral da corporação, coronel Luiz Cláudio Sarmanho da Costa, viajou para o município a fim de acompanhar o trabalho dos bombeiros.
Também estiveram no local o prefeito de Itaituba, Valmir Climaco e outras autoridades da região. Equipes da Regional de Defesa Civil foram deslocadas de Santarém, município vizinho, para realizar levantamento técnico e monitorar a área, caso haja outros deslizamentos. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social distribuiu cestas básicas para as famílias atingidas.
O acidente aconteceu na manhã da segunda-feira, no Distrito de Miritituba (1ª Rua, bairro do Buritizal), devido à forte chuva, atingindo cerca de 19 famílias. Nove pessoas ficaram feridas e quatro morreram, sendo três no local e outra no hospital de Santarém.
O Corpo de Bombeiros participou das buscas com 37 homens, com apoio do 9º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC) do Exército, da Polícia Militar e do Serviço de Atendimento de Urgência. A área foi isolada e as vítimas atendidas. Segundo o capitão BM Ney Tito da Silva, que coordena a operação, o deslizamento destruiu oito casas. “Uma família foi para o abrigo montado no Ginásio da Escola de Integração Nacional, e as demais foram remanejadas para casas de parentes, devido à área ser de risco”, informou o oficial.
As vítimas fatais foram identificadas como Cícero Gomes Ferreira, 77 anos; Francinaldo Rosa dos Santos, 34; Franciele Souza Lopes, 13, e Leandro Sousa, 20 anos.
Entre os feridos foram identificados: Felimar Silva Lima, 24 anos; Cícero de Souza, 84; Gustavo, 1 ano e 3 meses; Demétrio da Cruz Silva, 14; Herculano Silva, 59; Claudionor Rosa dos Santos, 31; Júlia Alexandrina da Costa, 50; Jean de Sousa Costa, 37, e Ana Maria da Silva, 38 anos. Os feridos estão no Hospital Municipal de Itaituba, informou a Assessoria de Comunicação da Prefeitura local.
Ascom/Corpo de Bombeiros
Nenhum comentário:
Postar um comentário