O Coletivo Puraqué, organização de jovens hackerativistas que atua em toda região norte, difundindo o uso do software livre e ações de cultura digital, vai realizar entre os dias 05 a 07 de maio o X Encontro de Conhecimentos Livres de Santarém. O evento está sendo realizado com o apoio do Programa Navegapará da Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia (Sedect), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (Fapespa) fruto do edital Ações Colaborativas para Cidadania Digital lançado em 2010, além da Prefeitura Municipal de Santarém, Universidade Federal do Oeste do Pará, Instituto Federal do Pará – Santarém, Pontão de Cultura Digital do Tapajós, Telecentros.br e Casa Brasil, todas entidades que tem colaborado para que ações de cultura digital sejam realizadas no Baixo-Amazonas.
Dentre os participantes do evento estão infocentristas, membros de conselhos gestores de infocentros, telecentristas, professores, alunos de escolas municipais e estaduais, acadêmicos, pontos de cultura, grupos ligados a economia solidária, comunicação digital e ativistas de software livre.
Durante os três dias de encontro os participantes terão a oportunidade de participar de oficinas como: edição de áudio (captura e edição de sons, montagem de estúdio comunitário, softwares de mixagem e edição, montagem de cyber-rádios), edição de vídeo (Captura e edição de imagens, criação de vídeos usando câmeras de celulares, técnicas para montagem de cyberweb e como fazer transmissão de vídeos pela internet), edição gráfica (uso de softwares de desenho vetorial, captura e edição de fotografias, criação de material de divulgação como folderes, cartazes, layout para sites), metareciclagem (debater sobre lixo eletrônico, a importância da apropriação tecnológica, componentes do computador, instalação de softwares livres) e letramento digital (Construção de perfis e blogs de acordo com interesse e habilidade do participante na navegação dos diversos aplicativos ou ferramentas como Twitter, Facebook, Wikipédia, Flickr, Blogs, Youtube, Vimeo, Estudio Livre, Iteia e wiki). Além das oficinas também serão ministradas três palestras que darão referencial teórico para que as oficinas debatam sobre os temas propostos: Software Livre e Ética Hacker (Jader Gama), Comunicação digital e Tecnologia Educacional (Edilson Freitas) e Empreendedorismo Colaborativo e negócios inovadores (Larissa Carreira).
Os encontros de conhecimentos livres que vem acontecendo na região norte desde 2005, através do Programa Ação Cultura Digital, implementado junto aos pontos de cultura, assumiram um papel fundamental na região do Baixo-Amazonas, promovendo o uso de tecnologias digitais livres, o aumento da qualidade do uso da rede NavegaPará e principalmente difundindo a idéia de transformar Santarém em um polo de desenvolvimento de softwares livres, sonho que agora conta com o incentivo de diversos atores institucionais entre eles a SENAES (Secretaria Nacional de Economia Solidária – Ministério do Trabalho e Emprego) e do Instituto Federal do Pará.
No sábado, 07, às 18 horas, no Auditório da Casa Brasil, acontecerá o lançamento em Santarém da campanha “Banda Larga é um Direito seu!” em um debate que abordará o Plano Nacional de Banda Larga, seu desenvolvimento no País e especialmente na cidade de Santarém, discutindo o futuro do acesso à internet o seu impacto nas práticas sócio-culturais. Colocando a Pérola do Tapajós no mapa da Campanha Nacional da Banda Larga como direito.
As atividades serão realizadas nas dependências da Casa Brasil de Santarém, localizada na Rodovia Fernando Guilhon, n 12, Santarenzinho-PA, a equipe de pesquisadores da FAPESPA e do Coletivo Puraqué já realizaram essas oficinas nos municípios de Altamira, Óbidos, Tucuruí, Oriximiná, Belterra, Marabá, Itaituba e Santarém.
Sites ligados:
Mais informações: puraque@puraque.org.br
Esse encontro será muito legal e recheado de atividades em Cultura Digital e Software Livre, sendo uma grande oportunidade para ver a força do Software Livre e as várias possibilidades que o uso do Linux pode proporcionar.
ResponderExcluirConcordo com vc Dennie, O X Encontro de Conhecimentos Livres de Santarém, vem somar todas as iniciativas de Cultura Digital e Software Livre que a turma do Coletivo Puraqué e parceiros, vem desenvolvendo em Santarém e região.
ResponderExcluirNada melhor do que ter seu próprio espaço de Comunicação Digital como Blog, Twitter, Facebook, WebRádio, WebTv, enfim. O negócio agora é apropriação tecnológica dos meios de comunicação digital.
http://puraque.org.br/cd_itaituba/
meu pai e FILIADO ao PSDB eu estudo na escola Tecnica de itaituba , meus amigos de curso e todos os alunos da escola estao reclamando de tudo ,pedindo mudancas, de que adiantou eu minha mae,meu pai , balancar tantas bandeiras,pedir tantos votos estamos vendo que la nao teve mudanca nenhuma GOVERNADOR NOS AJUDE.QUEREMOS MUDANCA..JAAAAAAAA
ResponderExcluirEu Estou imaginando que vai ser Muito legal, maravilhoso, e espero entender todos os assuntos que eles vão falar. Como ja tenho algumas experiências da cultura digital e de conhecimentos livres. Pois administro um blog, que 1.400 pessoas ja viram e comentam o que acham de mais interessante.E ddejeso boa sorte para todos.
ResponderExcluirSerá de muita importância este X Encontro de Conhecimentos Livres sem dúvida é o momento de apropriamos da ferramentas tecnologia em Software Livre(GNU/LINUX).
ResponderExcluirMeu nome é Iara Esteves sou Telecentrista (Aeroporto Velho) do Programa Telecentro.BR. Esse X Encontro de Conhecimentos Livres de Santarém,é uma ação prática e coletiva,gratuita,que pode trazer grandes mudanças para o nosso meio de vida.
ResponderExcluirConhecendo novos meios de comunicação,usando ferramentas de qualidades,assim contribuir com outras pessoas da nossa comunidades.Se apropriar das ferramentas tecnológicas nos dá oportunidades de fazer muitas outras coisas que tragam beneficio para a sociedade que vivemos.
Usar o Sofware Livre é arte de ser livre e feliz,é o ato de pensar e agir. Então, viva Eu..
Primeiramente parabéns ao Farol do Tapajós por nos municiar de informações precisas e atuais. E parabéns a toda turma ativista de software livre de Santarém pelos 10 encontros de conhecimentos livres já realizados, estarei lá na Casa Brasil participando deste importante e evento
ResponderExcluirOs Encontros de Conhecimentos Livres do Coletivo Puraqué são oportunidades fantásticas para promover a troca de experiências entre pessoas de todas as idades, além de abrir o debate a cerca da importância da Cultura Digital no nosso dia-a-dia. Estou ansiosa para participar do evento em Belém, e espero que ele se expanda para vários outros municípios do Pará!
ResponderExcluirParabéns!
Os Encontros de Conhecimentos Livres do Coletivo Puraqué são oportunidades fantásticas para a troca de experiências entre pessoas, além de abrir o debate a cerca da importância da Cultura Digital no nosso dia-a-dia. Estou ansiosa para participar do evento em Belém, e espero que ele se expanda para vários outros municípios do Pará!
ResponderExcluirParabéns!
Muito legal! Parabéns pra galera da Casa Brasil e do Coletivo Puraqué, vou aparecer por lá. Josiane Amorim
ResponderExcluirParabéns a todas as organizações que estão a frente desse evento. Com certeza muitas pessoas vão participar desse encontro de conhecimentos livres e assim ajudar na disseminação da cultura digital livre
ResponderExcluirTive o prazer de ser um dos organizadores do I Encontro e fico muito feliz de ver a evolução da Cultura Digital aí em Santarem e em toda a região norte! É sem dúvida uma das regiões do país que mais entendeu como a apropriação das tecnologias digitais podem transformar a realidade local em todos os aspectos.
ResponderExcluirParabens a todos!
Salve Artivistas do Oeste do Pará! Momento importante pra quem deseja divulgar sua arte na rede. A banda larga é nosso canal! Com ela nos temos voz! Momentos para aprender sobre ferramentas livres da internet e espaços para debate sobre acesso e conhecimento livre. Juntando tecnologias livres, conhecimentos populares com economia solidária criamos independëncia, autonomia e sustentabilidade. Enquanto o modelo de desenvolvimento do Brasil caminha na marcha ré (Vide o código florestal que está para ser tratorado pela bancada ruralista) acredito que outro mundo ainda é possível menos no macro e mais no local. Mto açai com tambaqui, carimbó com coco, uiraquitan com kurumin. Estaremos no iTEIA retransmitindo o sinal do Farol do Tapajós para chegarmos ainda mais longe. Juntos Somos Muitos! []'s e Axé Jatobá http://www.iteia.org.br/jatoba
ResponderExcluirOla cambas do Baixo Amazonas em especial o pessoal do Puraquê, é muito importante o encontro que estão fazendo ai por mostra que mesmo tendo uma conjuntura adversia que estamos vivendo não ficamos só na especulação vamos a luta, isso poderia ser um exemplo para nós do Sudeste, em especial SP, que sem recurso temos a capacidade de articular e fazer grandes encontros para fortalecer nossas ações e amizades pelo campo afora para alem das técnicas e sim os seres humanos que é importante, as técnicas e ferramentas digitais é para aproximar os lutadores e os lanços de amizades, parabéns e vamos a Luta, Viva o Baixo_Amazonas e Software Livre e a Cultura Livre.
ResponderExcluirAbs e bjs
Robson B Sampaio
Tuxaua e Ponteiro de SP
Parabenizamos a iniciativa do Farol do Tapajós, é uma forma interessante de mostrar a existência e
ResponderExcluirprincipalmente a importancia do uso do software livre no meio social e principalmente a sua infliência cultural!
Através de encontros como estes, podemos abrir nossos olhos para o novo mundo, a nova era, a ser livre, não depender dos sugadores!
Um abraço, "Paco e toda a equipe do INFOCENTRO TUCURUÍ"
Parabens ao Coletivo Puraqué e atodos os envolvidos neste projeto que com certeza colabora com o Direito a uma comunicação livre e independente.
ResponderExcluirparabéns a todos os grupos envolvidos nessa iniciativa, ou melhor, nesse sonho. um parabéns especial ao coletivo puraqué que, construído de guerreiras e guerreiros do sl, nos emociona e nos anima muito. estou especialmente feliz com o começo do trabalho do fibras de peixe com vcs! formação cidadã, comunicação compartilhada, economias solidária e da cultura! "santarém como pólo de desenvolvimento de tecnologias livres", é isso, né? e vamo que vamo. abraços e muito axé. thaís chita (unimirá)
ResponderExcluirEstou participando do 10 encontro software livre da casa Brasil.Esse encontro de capacitação so vem contribuir de maneira satisfatória para atualizarmos no mundo digital.Gilberto,comunidade de São Braz.
ResponderExcluirparabéns por publicar o X encontro de conhecimentos livres. eu estou aqui e é muito legal vamos aprender sobre a pratica do conhecimentos livres e melhorar o nosso conhecimentos.
ResponderExcluirParabéns aos realizadores é de fundamental importancia que a utilização de software livre seja cada vez mais utilizados
ResponderExcluirMargarida
Olá,gostaria de expressar a importancia de suas informações e parabenizá-lo pela sua visão de mundo interacional, o demonstra a qualidade de conhecimentos qdo divulga encontros que contribuem para o desenvolvimento de mundo digital.
ResponderExcluirAdevalda- Jardim Santarém
Parabéns pela idéia de realizar essa oficina de conhecimentos livres, pois precisamos a cada dia estar conhecendo as novas tecnologias para desenvolvermos um trabalho de qualidade dentro da informática educativa, deixando para trás a idéia de que trabalhar com as máquinas é um "bicho que morde". Obrigada pela oportunidade. Alba
ResponderExcluirparabens foi muinto importante suas colocaçaoes mostra.se que algumas intresse voces tem em obiter mas conhecimentos. jacira da z.20
ResponderExcluirBom dia! Eu estou participando de um mini curso de software na casa Brasil.Acredito que é de suma importância para ficar atualizado no mundo digital.Gilberto,Comunidade de São Braz.
ResponderExcluirOlá! Hoje 05 de maio de 2011, está acontecendo aqui na Casa Brasil mais uma oficina de conhecimentos livres, onde várias oficinas estão sendo realizadas e ficamos felizes aos blogueiros que publicam as atividades realizadas pela Casa Brasil. Obrigado! Wagner; Conquista.
ResponderExcluirO X encontro de conhecimento livres em Santarem eu acho que vai sre legal eu quero ir eu não acho que vai ser legal vai ser super mega ultra lçegal eu vou fazer de tudo pra mim ir no X encontro de conhecimentos livres.
ResponderExcluirLuiz Guilherme
todos os alunos e professores da casa brasil parabenizamos todos vcs heloisa
ResponderExcluirOla, estou participando do X Encontro Soft livre da Casa Brasil, esta sendo muito bom.Fabricio
ResponderExcluiressa internet é muito importante para aprendermos termos conhecimentos apesar disso essa e uma oficina de conhecimentos livres e para aprendermos o melhor para o nosso futuro , parabéns!
ResponderExcluirX encontro de conhecimentos livres de Cultura Digital, iniciou-se hoje dia 05 de maio de 2011, no espaço da Unidade Casa Brasil de Santarém, sendo facilita dores das atividades Coletivo Puraqué, pelo qual temos ativista em software Livre, com intuito nos princípios filosóficos da solidariedade intelectual, isso sendo oportunidade para sociedade está fazendo parte desse movimento de mudança para o desenvolvimento da nova geração está envolvida com a era da Informação.
ResponderExcluirFatástico, não poderíamos ter um presente melhor em pelna era digital, a sociedade santarena poder contar com o X Encontro de conhecimentos livres, onde professores, profissionais da área e sociedade como um todo, participar de um momento único. Nos sentimos honrados em poder fazer parte desse processo fantástico, onde poderemos contribuir para um novo tempo, uma nova era e uma nova história. O avanço da tecnologia é algo que não tem como retroceder, precisamos acompanhar essa era e essa é a grande oportunidade, a todos os participantes desejamos total sucesso e aos idealizadosres nosso parabéns!!!
ResponderExcluirE esse X encontro de conhecimento Livres, é um grande reconhecimento da comunidade, pela Cultura Digital em nossa região norte, e que bom que estamos vivenciamos essa era da informação.....
ResponderExcluirNossa hoje falei muito sobre Santarém e as coisa que acontecem por ai......Gostaria muito de participar, vou acompanhar as novidades por aqui e pelo face...saudades e bjs
ResponderExcluirQueridos do Coletivo Puraqué acompanho com enorme alegria o trabalho de vocês. Não é pouco o orgulho que sinto por ver a semente que foi plantada pelo Cultura Digital anos atrás ter dado frutos lindos como esses. Sigam firme na luta de vocês. Aos participantes desejo um ótimo encontro e que carreguem com vocês tudo o que apreenderam hoje e nos próximos dois dias e compartilhem nos lugares que frequentam diariamente. Assim vamos disseminando a cultura livre entre os que a desejam. Bom encontro para todos!
ResponderExcluirQueridos do Coletivo Puraqué acompanho com enorme alegria o trabalho de vocês. Não é pouco o orgulho que sinto por ver a semente que foi plantada pelo Cultura Digital anos atrás ter dado frutos lindos como esses. Sigam firme na luta de vocês. Aos participantes desejo um ótimo encontro e que carreguem com vocês tudo o que apreenderam hoje e nos próximos dois dias e compartilhem nos lugares que frequentam diariamente. Assim vamos disseminando a cultura livre entre os que a desejam. Bom encontro para todos.
ResponderExcluirDesejo que esse evento tenha sucesso absoluto e que possa mostrar a muitos a Importância que é ter acesso gratuito ao Conhecimento...
ResponderExcluir...Gostaria de poder participar desse grande evento, mas pelo menos tive a oportunidade de conhecer um pouco do trabalho dessa maravilhosa equipe e pude apreciar o grande empenho deles de levar a Educação e Cidadania para muitos.
Desejo que tudo saia perfeitamente bem...abraços a todos .
Érica Regina. (Tucuruí Pará)
Gostaria de parabenizar a todos do Coletivo Puraque pelo seu belissímo trabalho que foi feito aqui em Tucuruí sobre software livre, vcs não imaginam como foi gratificante ter esse grupo aqui na nossa cidade.
ResponderExcluirUm abraço da Josi (Infocentro de Tucuruí)
"a idéia de transformar Santarém em um polo de desenvolvimento de softwares livres", toda vez mais eu vejo como isso está sendo uma realidade! Olha a quantidade de projetos e organizações que fazem parte desse evento, todos trabalhando e produzindo software livre. Santarém já é uma referência!
ResponderExcluirQueria estar participando!! Esse evento vai ser muito interessante. Parabéns Puraqué :)
Oh coisa boa e bonita essa reunião de pessoas no X Encontro de Conhecimentos Livres de Santarém, isso é inclusão digital e social!
ResponderExcluirLiberdade de escolha!
Parabéns ao Coletivo Puraqué, participantes e parceiros!
Um alô especial a todos os novos professores dos laboratórios de Informática das escolas Municipais que estão participando do X encontro de conhecimentos livres, queremos incentivar-los a usar essa ferramenta indispensável a sua atuação profissional como motivação aos alunos para um melhor aprendizado.
ResponderExcluirEssa é uma parceria entre Puraquê e NIE
Participei do primeiro encontro como oficineiro de vídeo e... como assim, já é o décimo?!??!
ResponderExcluirCaraca!
Tô ficando velho =P
Parabéns aos que seguem remando essa canoa!!
Gama, quero ir no próximooooo!!!