O Senado aprovou nesta terça-feira projeto que amplia de 800 para 960 horas a carga horária mínima do ensino básico (fundamental e médio) no país. A Casa também aumentou a frequência mínima dos alunos exigida para aprovação no ensino básico dos atuais 75% para 80% no ano.
Como os dois projetos foram aprovados em caráter terminativo (sem ter que passar pelo plenário) na Comissão de Educação do Senado, seguem diretamente para análise da Câmara.
O projeto que amplia a carga horária para 960 horas modifica a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) na tentativa de aumentar os conteúdos trabalhados em sala de aula com maior tempo dos alunos nas escolas por ano. O texto exclui das 960 horas o tempo reservado para os exames finais.
"A literatura de estudos a respeito da duração do tempo letivo e de sua extensão aponta alta correlação positiva desse fenômeno com o rendimento ou desempenho dos alunos", disse senador Cyro Miranda (PSDB-GO), relator da matéria.
O senador afirmou que, enquanto o país não alcança a meta de implantar o ensino integral em pelo menos 50% das escolas e educação básica do país, o projeto prepara governos estaduais para a sua 'gradual implementação'. 'Começar com uma hora de acréscimo à jornada diária atual pode fornecer importantes lições.'
Já o projeto que aumenta o período de frequência dos alunos às salas de aula determina às escolas executar o controle de frequência dos alunos - desde que respeitados os 80% para o mínimo comparecimento ao longo do ano. 'É um percentual bastante elevado, mas que ainda garante a possibilidade de 20% de faltas', disse o senador Inácio Arruda (PC do B-CE), relator do projeto.
Se os projetos forem aprovados na Câmara, as mudanças devem entrar em vigor a partir do dia 1º. de janeiro do segundo ano letivo subsequente à sua aprovação.
UOL
PORQUE ESSE TAL SENADOR DO PC DO B NÃO FEZ UMA LEI QUE PROFESSOR TEM QUE GANHAR UM SALÁRIO DÍGNO, OU SEJA MAIS QUE OS POLITICOS GANHAM, ATE
ResponderExcluirPORQUE AS ESCOLAS NÃO TEM MINIMAS CONDICOES DE FUNCIONAR COM QUATRO HORAS DIÁRIAS.MEU DEUS O QUE SERA DO PROFESSOR.SO DEUS PRA TER PIEDADE DOS PROFESSORES QUE EXERCE ESSA PROFISSAO QUE NINGUEM RECONHECE.
ATÉ CONCORDO COM O PROJETO DO SENADOR. NA MAIORIA DOS PAÍSES DO SUDESTE DA ASIA, EUA, EUROPA, O ALUNO FICA EM MÉDIA 6 HORAS NA ESCOLA. PORÉM, NO BRASIL A HISTORIA É OUTRA: PRECISA VALORIZAR O PROFESSOR, FORNECER ALIMENTAÇÃO AOS ALUNOS E FAZER REALMENTE UM PACTO POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE.
ResponderExcluirAGORA NADA ADIANTA SE O PODER PUBLICO DEIXA ESCOLAS OFERTAREM O ENSINO MEDIO EM 2 ANOS, O TAL SUPLETIVO OU O ABSURDO: O ENSINO MEDIO EM 10 MESES, COM UM DETALHE: APENAS AULAS AOS SABADOS. AI É BRINCAR DE EDUCAÇÃO.
NÃO ADIANTA AUMENTAR A CARGA HORARIA, SE O PROFESSOR NÃO É VALORIZADO, A EXEMPLO DOS PAISES DO SUDESTE DA ASIA, EUA, E EUROPA. LÁ O ALUNO ESTUDAM EM MEDIA 6 HORAS POR DIA E O PROFESSOR É REALMENTE VALORIZADO. E O QUE DIZER DAS ESCOLAS QUE OFERTAM O ENSINO MEDIO EM 10 MESES,TUDO AUTORIZADO PELO GOVERNO, COM UM DETALHE: AULAS SOMENTE AOS SABADOS. AI É BRINCAR DE EDUCAÇÃO.
ResponderExcluirO SUPLETIVO NO ENSINO MEDIO É UM GOLPE NA QUALIDADE DO ENSINO NO BRASIL.
NOS PAISES RICOS A EDUCAÇÃO É LEVADA A SERIO. NO BRASIL, QUALQUER CARGO FEDERAL DE NIVEL MEDIO, O SALARIO VARIA DE 2 A 7 MIL REAIS/MES. VEJA BEM, ESCOLARIDADE EXIGIDA É O ENSINO MÉDIO.
ResponderExcluirPROFESSOR GRADUADO E PÓS GRADUADO TRABALHANDO DOIS TURNOS NA REDE PUBLICA: O SALARIO MEDIO NÃO CHEGA A 3 MIL. ENTÃO NÃO ADIANTE ESTUDAR PRA SER PROFESSOR.
A NÃO SER QUE OS SALARIOS DOS PROFESSORES FOSSEM ALINHADOS A QUALQUER FUNÇÃO DE NIVEL SUPERIOR QUE NÃO SEJA A DE DOCENTE. ISSO ACONTECER NO BRASIL.
VAMOS ENTRAR NO SITE DESSE CIRO MIRANDA,E INÁCIO ARRUDA E PERGUNTAR PRA ELES SE NAS ESCOLAS DOS ESTADOS DELES TUDO FUNCIONA LEGAL, PORQUE NO BRASIL QUE CONHECEMOS AS ESCOLAS ESTÃO SUCATEADAS, PRINCIPALMENTE SE SEGURANÇA. MAIS EU SEI PORQUE ELE ESTA FAZENDO ESSA PALHAÇADA PORQUE POLITICOS NÃO TRABALHAM EM PROL DO POVO E SIM EM PROL DELES MESMO.AH VAI TE CATAR O SEU DEPUTADO QUE NÃO TEM PROJETO DECENTE...AH VAI...
ResponderExcluir