Páginas

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Comício dá partida à campanha pró-Carajás

Apesar de estar liberada desde ontem, a propaganda oficial nas ruas com carros de som, panfletagem e internet só serão utilizadas pela Comissão pró-Carajás a partir de amanhã, sendo que a frente que defende a criação do novo Estado realizará um grande comício em Marabá, para marcar o início da campanha. A convenção que aprovou os nomes da diretiva da "Frente por um Pará mais forte" aconteceu em Marabá no último sábado (10), no plenário da Câmara Municipal, com a presença de inúmeros políticos, lideranças comunitárias e representantes de entidades. Amanhã, em palanque montado em frente ao Ginásio Poliesportivo da Folha 16, os líderes da "Frente por um Pará mais forte" vão conclamar a população a pedir votos pelo ‘sim’, representado na urna eletrônica pelo número 77.
Ontem, o grupo Comissão Municipal Pró-Carajás realizou adesivação de carros e distribuição de panfletos na porta de supermercados e grandes empresas de Marabá. O comício do dia 15 será precedido de uma carreata pelas ruas da cidade. A coordenação projeta reunir pelo menos 40 mil pessoas no evento para demonstrar o poder de mobilização da frente que defende a criação do Carajás a partir da redivisão do Pará. Na segunda-feira, 12, foi devidamente protocolada a "Frente por um Pará mais forte", junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará. Na prática, a frente tem as mesmas prerrogativas que uma coligação na eleição comum. No caso da frente que defenderá o ‘sim’, o estatuto e organização foram inspirados e adaptados do estatuto de frente formada quando do referendo popular sobre o desarmamento.
Os plebiscitos sobre a redivisão do Pará para criação do Tapajós e Carajás serão os primeiros depois da Constituição de 1988, que preveem a subdivisão das unidades federativas mediante a consulta popular em plebiscito, consulta à Assembleia Legislativa e ao Congresso Nacional.
ORM

Nenhum comentário:

Postar um comentário