Páginas

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Abertas inscrições para o Programa Brasil Alfabetizado/2010

Estão abertas as inscrições para o Programa Brasil Alfabetizado (PBA) versão 2010, no Município de Santarém. De acordo com a gestora do programa no município, Ana Selma Martins Teixeira, as inscrições são para Alfabetizadores (professores) e alfabetizandos (alunos). Ela explicou ainda que, a exemplo da versão anterior, podem ser formadas turmas de jovens, adultos e idosos, nas regiões urbana e rural (planalto e rios), sendo que as inscrições se estenderão até 12 de novembro.
Os critérios para cadastro (matrícula) de alfabetizadores são: ter experiência na Educação de Jovens, Adultos e Idosos; disponibilidade para formar a turma e ter, no mínimo, Magistério ou estar cursando Pedagogia ou Letras. Já os critérios para formação de turmas são: na região urbana, as turmas deverão ter no mínimo 15 alunos, com pessoas não-alfabetizadas, a partir de 15 anos de idade e na região rural, as turmas deverão ter no mínimo 10 alunos, com pessoas não-alfabetizadas, a partir de 15 anos de idade.
O PBA é uma ação do governo federal em parceria com o município, através da SEMED e vem sendo desenvolvido em Santarém desde 2005, beneficiando aproximadamente 3 mil jovens, adultos e idosos que não tiveram a oportunidade de estudar em idade adequada. Na versão mais recente, cujas atividades se encerraram no último mês de julho, foram criadas 33 turmas, com 534 alfabetizandos matriculados. E a meta para a versão 2010 é ampliar esse número, especialmente na zona rural, onde notadamente reside o maior número de pessoas não-alfabetizadas do município.
A duração do programa é de 8 meses, sendo que ao final das atividades, previstas para julho de 2011, os alfabetizandos receberão um certificado de conclusão do curso, assim como os alfabetizadores receberão um certificado de atuação no programa. É importante ressaltar que antes do início das aulas, previsto para novembro próximo, os alfabetizadores passarão por uma formação inicial, com duração de uma semana, sob a responsabilidade da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). E no decorrer do programa eles ainda receberão formação continuada.
Os interessados devem procurar a Secretária Municipal de Educação e Desporto (SEMED), na Avenida Borges Leal nº 2561 - B e C, Bairro Aparecida, entre Clementino de Assis e Barjonas de Miranda.
Coordenação EJA/PBA - SEMED

Nenhum comentário:

Postar um comentário