Páginas

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Pará está na rota de operação contra desvio do Fundeb

O Pará está entre os estados alvo da operação da Polícia Federal do Amapá, que visa o cumprimento de mandados contra uma quadrilha de servidores públicos, agentes políticos e empresários, que praticavam desvio de recursos públicos do Amapá e da União. Dezoito mandados de prisão foram cumpridos em três estados entre a Paraíba e São Paulo. No Pará apenas um mandado de busca e apreensão foi cumprido.
A operação batizada de 'Mãos limpas', que combate o desvio de recursos públicos no Amapá, foi comandada pela Polícia Federal de Brasília e mobilizou 600 policiais federais para o cumprimento dos 18 mandados de prisão, 87 mandados de condução coercitiva e 94 mandados de busca e apreensão, todos expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça. Também participam da ação 60 servidores da Receita Federal e 30 da Controladoria Geral da União.
Os envolvidos estão sendo investigados pelas práticas de crimes de corrupção ativa e passiva, peculato, advocacia administrativa, ocultação de bens e valores, lavagem de dinheiro, fraude em licitações, tráfico de influência, formação de quadrilha, entre outros crimes conexos.
Entre os presos está o governador do Amapá, Pedro Paulo Dias (PP), que será transferido para Brasília, juntamente com os outros 17 acusados de participação no esquema. Os mandados são de prisão temporária. Enquanto aguarda a transferência, Dias ficará preso no quartel do Exército, em Macapá, de onde será levado para a carceragem da Superintendência da Polícia Federal, em Brasília.
Portal ORM

Nenhum comentário:

Postar um comentário