Páginas

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Interpretando a Pesquisa LCP/UFPA/Veritate

Jatene tem 41.6% de intenções de votos. Todos os demais candidatos somados têm 32.6%. Então podemos afirmar de que se a eleição fosse hoje não teria segundo turno. Para que haja segundo turno todos os demais candidatos teriam de aumentar suas intenções de votos em 9%. Em síntese, hoje, sem votos brancos e nulos, Jatene têm 59% de preferência do eleitorado paraense.
Eleitores que declaram que não votam em ninguém: 11.7% e sem resposta: 14.1%, perfazendo um total de 25.8%.
Votos brancos e nulos nas eleições majoritárias (governador, presidente e prefeito) não tem passado de 6% nas últimas eleições. Isto posta, Ana Júlia e os demais candidatos tem de lutar para conquistar 75% dos votos de 20% dos eleitores que declaram que votarão em branco, nulo ou não sabem, em caso contrário, Jatene mata no primeiro turno. A situação é dificílima para os adversários do tucano.
O raciocínio é o seguinte:
Cada ponto percentual deve significar em torno de 36 mil votos ( considerando que os votos válidos seriam em torno de três milhões e seissentos mil eleitores).
20% significaria: 720 mil votos
Jatene está há nove pontos acima dos 50%, ou seja: 324 mil votos
Para Ana Júlia garantir o segundo turno, todos os candidatos somados precisariam ganhar mais nove por cento (324 mil votos) e mais 50% de 10% mais um dos indecisos (ou de 360 mil votos).
Em outras palavras, para termos segundo turno, os demais candidatos precisam conquistar 75% dos 20% dos indecisos ( que perfazeriam 720 mil votos), venhamos e convenhamos, não é uma tarefa fácil. Normalmente os indecisos costuman se dividir na mesma proporção das intenções de votos.
Bilhetim

2 comentários:

  1. Que pesquisa é esta ? Para governador (espontânea) o total de nenhum/brancos/nulos e sem resposta chega a 35.8%.Para governador (estimulada)o total de nenhum/brancos/nulos e sem respostas chega a 25.8%.

    ResponderExcluir
  2. No PARÁ pesquisa sempre errou, e o povo na hora de votar não liga para o que a pesquisa diz:
    1990, o IBOPE dizia que o futuro governador seria XERFAN, ganhou JADER
    1994, o IBOPE dizia que JARBAS PASSARINHO seria oGOVERNADOR, e ALMIR GABRIEL que era o 3o na pesquisa, ganhou
    1996, O IBOPE dizia que RAMIRO BENTES seria o PREFEITO, ganhou o EDMILSON, que era o 4o. na pesquisa.
    1998, o IBOPE dizia que HÉLIO GUEIROS podia comprar o terno da posse para o SENADO, ganhou LUIS OTÁVIO, que tinha um tracinho nas pesquisas.
    Em 2002, o IBOPE dizia que ADEMIR ANDRADE iria para o 2o turno, não foi, e quase a MARIA DO CARMO, que estava em 4o se torna inquilina no PALÁCIO DOS DESPACHOS.
    E tem mais erro do IBOPE, em 2006, disse que ALMIR GABRIEL seria GOVERNADOR de forma consagrada eleito no primeiro turno, e quem venceu foi ANA JÚLIA, que nem era candidata oficial, substituiu MÁRIO CARDOSO, aos 45 minutos do 2o tempo.
    Em 2008, pelo IBOPE, VALÉRIA seria a nova PREFEITA DE BELÉM, perdeu, e feio, terminou em 4o., e PRIANTE foi para o 2o.turno.
    E este mesmo IBOPE, na pessoa do SR. MONTENEGRO, disse que LULA, não elegeria DILMA.
    É por isso que povo do PARÁ, não pode acreditar em pesquisas.
    Aliás, nem os candidatos deveriam acreditar

    ResponderExcluir