Páginas

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

PMDB migra para Jatene e aumenta crise na campanha de Ana Júlia

A 12 dias das eleições, a crise definitivamente se instalou na coligação Acelera, Pará, que embala o sonho de reeleição da governadora Ana Júlia Carepa (PT).
A divulgação das pesquisas Veritate/UFPa e Ibope no fim-de-semana, mostrando vitória do candidato da coligação Juntos com o Povo, Simão Jatene (PSDB), ainda no primeiro turno, disparou o sinal vermelho na coordenação da campanha do PT.
O fato mais grave, na avaliação dos marqueteiros baianos da governadora, é a forte migração dos votos do PMDB, do deputado federal Jader Barbalho, para as candidaturas de Jatene ao governo e de Flexa Ribeiro (PSDB) ao Senado. As pesquisas mostram que Simão Jatene mantém uma vantagem que varia de 500 mil votos (Ibope) a 600 mil votos (Veritate/UFPa), muito difícil de ser revertida em menos de duas semanas.
Com uma campanha limpa e propositiva, Flexa Ribeiro ultrapassou o candidato do PT ao Senado, o deputado "ficha suja" Paulo Rocha num momento em que as pesquisas ainda não captaram a cassação do registro da candidatura de Paulo Rocha pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), instância máxima da Justiça Eleitoral no Brasil.
Na coordenação de Ana Júlia - que, ontem,domingo, cancelou todos os compromissos de campanha - os baianos do marketing procuram fórmulas milagrosas para tentar baixar a rejeição ao governo de Ana Júlia, que segundo o Ibope chega a estratosféricos 42%, o que inviabiliza por completo o sonho da reeleição.
Os petistas também vêem com preocupação lideranças de outros partidos integrantes da coligação Acelera, Pará, anunciarem apoio à eleição de Simão Jatene, como ocorreu sábado, em Capanema, onde o deputado Adamor Aires, do PR - partido do vice na chapa de Ana Júlia, Anivaldo Valle, subiu no palanque e garantiu que está com Jatene. "Não posso trair o povo do Pará", justificou Aires, no comício.
Há também dissidências no PTB, no PDT e no PSC, que se consideram traídos pelo PT, que prometeu apoio bancar a campanha dos candidatos a deputado federal e estadual e, mais uma vez, não cumpriu.
O Paraense

3 comentários:

  1. Transcrito da Coluna do Claudio Humberto:

    12/09/2010 | 00:00
    Pesquisador do
    Ibope acusado
    de pedir propina

    O senador tucano Papaléo Paes (AP) denunciou ao dono do Ibope, Carlos Augusto Montenegro, haver gravado uma conversa em que seu representante no Estado exigia R$ 1 milhão para fraudar resultados. O Ibope informou não ter “representante”, mas reconhece que contrata entrevistadores temporários e “empresas fornecedoras de campo” (que fazem as pesquisas), mas não terceiriza comercialização de pesquisas.

    12/09/2010 | 00:00
    Sem acesso

    O Ibope informa que as pesquisas são processadas em São Paulo e que pesquisadores e fornecedores não têm acesso aos resultados.

    12/09/2010 | 00:00
    Achaque gravado

    O Ibope teve acesso à gravação do senador Papaléo, e garante que o “negociador”, cujo nome não foi revelado, não trabalha na empresa.

    12/09/2010 | 00:00
    Desconfiança

    O senador Mozarildo Cavalcante (PTB-RR) desconfia do Ibope. Para ele, a fraude proposta no Amapá pode se reproduzir em todo o País.

    12/09/2010 | 00:00
    Errou feio

    Mozarildo contou que em 2006, pelo Ibope, sua adversária sempre esteve à sua frente. Ele venceu com margem de 13 pontos percentuais.

    ResponderExcluir
  2. O QUE EU ACHO É O SEGUINTE: IREI DIZER DE MANEIRA DIRETA E OBJETIVA! NA MINHA CONCEPÇÃO DE VER A TRAJETÓRIA POLÍTICA DO PMDB, ME DIZ QUE ESSE PARTIDO E: COVARDE! OPORTUNISTA! SEM PERSSONALIDADE DEFINIDA! DEUS PRA ELES E DIABO PRO OUTROS! POR ISSO QUE NUNCA IREI PRA ESSE PARTIDO POIS IREI DE ENCONTRA AOS MEUS PRINCÍPIOS...........................

    ResponderExcluir
  3. eu já sabia,o PT se aliou a uma cobra(PMDB) só pra envolver a presa(o povo)logo depois devorá-lo,o povo é vitima de manipulação política.Temos que ter consciência deste fato real,não podemos mais nos deixar servir de ludíbrio da "política nacional", nem concentir que nenhum político faça-nos de marionetes, manipulando-nos como ferramentas de promoção,cegando-nos a não ver seu descaso pelas nessessidades primordiais do povo,nem um político ou partido que visa apenas OBRAS,ou INTERESSES POLÍTICOS, jamais irá se importar com a saúde,educação,segurança e outras mais...
    eu não posso mais ficar olhando o descaso da minha janela,este comentário é um desabafo a classe média baixa,pois quero dizer que sou uma pessoa que já ví e viví outros governos aprendendo a analizar cada partido ou seus interesses.De cara,vemos a gastança e o descaso do dinheiro publico nas campanhas politicas,se esse dinheiro fôsse revertido para a saúde e educação,teríamos consciência em votar no partido ou candidato certo.Resumindo,meu voto é nulo...........................................!

    ResponderExcluir