Páginas

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Transporte de Urnas Eleitorais

Por Juscelino Ferreira


Em entrevista concedida na manhã de ontem, em Santarém, o diretor geral do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TER/PA), Francisco Valentim Maia, falou sobre a logística de transporte das urnas eletrônicas no interior do estado. No município de Santarém, especificamente, o trabalho deve começar na antevéspera da eleição, ou seja, no dia 1º de setembro, sendo nas áreas rurais de difícil acesso, o transporte será feito através de carros, lanchas barcos e até de aeronaves. Um total de 788 urnas será utilizado no município de Santarém, com uma reserva de 15% para substituição das que, por ventura, apresentarem problemas eletrônicos no dia da votação.
A logística de transporte montada pelo TRE envolve ainda as empresas contratadas, prefeitura, Marinha, Exército e até empresas parceiras como a Mineração Rio do Norte e a Celpa. Esses entes vão ceder veículos que serão utilizados na locomoção das urnas e dos mesários até as áreas de difícil acesso, como por exemplo, a região do Maró, no rio Arapiuns e Igarapé-Açú, na região do Lago Grande. Dados fornecidos pelos cartórios eleitorais de Santarém mostram nestas eleições o município terá 185.214 pessoas aptas a votar.
Para dar mais agilidade ao processo de apuração dos votos, o TRE vai implantar, a exemplo do que fez nas eleições de 2008, os pontos de transmissão no interior do município. De acordo com Francisco Valentim, esses pontos de transmissão terão a responsabilidade de receber os pendrives com os resultados de votação e de repassar esses resultados para a junta apuradora em Santarém. Essa medida tem o objetivo de dar celeridade ao trabalho de apuração, pois a meta do TRE é concluir todo o processo até a zero hora de sábado.
Noutros municípios do Oeste do Pará, como Oriximiná, o TRE será obrigado a utilizar aviões de pequeno porte para fazer o transporte de urnas até localidades de difícil acesso, como por exemplo, Cachoeira Porteira e a aldeia Wai-Wai Mapuera. Nesta última, o avião deve pousar numa pista improvisada que foi construída dentro da aldeia. No município de Altamira, também no Oeste paraense, o Tribunal vai usar avião para fazer o transporte das urnas entre a sede do município o distrito de Castelo dos Sonhos, cuja distância entre um e outro é de mil quilômetros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário