Páginas

domingo, 17 de maio de 2009

CPC Renato Chaves executa projeto de ampliação de atendimento no Estado

O diretor geral do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, Raimundo Humberto Sena de Oliveira, esteve em Santarém (15) para fazer visita técnica na Unidade Regional (UR) do município e nas obras de construção da futura UR, que atenderá a cidade e regiões vizinhas com os serviços do Instituto de Criminalística (IC) e o Instituto de Medicina Legal (IML).
O diretor também aproveitou a viagem para visitar a turma de formação para peritos oficiais, médicos e auxiliares técnicos que atuarão no CPC. Os treinandos se formam no dia 30 deste mês, quando já estarão devidamente treinados para atuar na regional.
Com recursos do Governo do Estado, o Centro de Perícias Científicas Renato Chaves tem colocado em prática seu projeto de ampliação dos serviços de perícia oferecidos à população paraense. Atualmente, o CPC está presente em cinco Unidades Regionais (URs), distribuídas nas macro regiões do Estado: Belém, Santarém, Marabá, Castanhal e Núcleo Avançado de Bragança (atendimento descentralizado da unidade de Castanhal). Entretanto, o projeto de ampliação pretende implantar 13 UR em todo o Estado do Pará.
As Unidades garantem as perícias realizadas pelo IML e do IC, como Traumatologia Forense, Sexologia Forense, Toxicologia, Crimes contra Vida, Crimes contra o Patrimônio, Balística, Papiloscopia, Local de Crime, entre outras.
Além das URs em pleno funcionamento, o CPR Renato Chaves também trabalha na execução de obras de construção de outras Unidades para atenderem as demais regiões do Estado. Estão sendo construídas as URs de Marabá, que atende 39 municípios do Sul do Estado e funcionará em novo prédio; de Altamira, que também atenderá o município e agrovilas vizinhas; de Itaituba; de Paragominas; de Santarém, que já atende 30 municípios da Região Oeste do Estado e que também funcionará em novo prédio; bem como as URs de Abaetetuba, Tucuruí e Xinguara, cujos prédios foram cedidos à instituição para serem reformados e atenderem as localidades.
O diretor geral do CPR Renato Chaves tem agendadas visitas técnicas às cidades de Breves, no arquipélago do Marajó e Conceição do Araguaia, no sudeste paraense, cujo objetivo é conhecer de perto a realidade de cada município e fazer contatos de parceria para a implantação dos serviços nas regiões.
Novo carro: No mês de abril, o Centro de Perícias Científicas Renato chaves enviou um novo automóvel para reforçar o atendimento de remoção na Unidade Regional (UR) de Santarém. O novo veículo, um Ford Ranger com tração nas quatro rodas, facilitará o acesso das equipes de remoção de cadáveres do CPC em lugares de difícil acesso, já que as estradas da região foram prejudicadas com o forte volume de chuvas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário