Páginas

domingo, 31 de maio de 2009

Itaituba: Câmara Municipal Debate Sobre Estado do Tapajós

Para debater e fortalecer a criação do Estado do Tapajós, através de plebiscito, por iniciativa do presidente da Câmara de vereadores de Itaituba foi realizada nesta sexta feira dia 29 uma reunião pública que contou com a presença de entidades de classes, deputado federal Lira Maia(Dem),vereadores do Trairão, Medicilância, Uruará, Ruropólis, Aveiro e Itaituba.
A programação oficial começou as oito da manhã com credenciamento indo até as 13 horas onde o prefeito em exercício Sílvio Macedo se fez presente representando Roselito Soares na composição da mesa contou ainda com as presenças do presidente da Câmara de Santarém Nélio Aguiar, Antonieta Lima entre outras.
O Comitê Regional com base em Santarém pró-criação do estado do Tapajós realizou na programação duas palestras sobre o tema denominadas Possibilidades e Benefícios para a criação do Novo Estado, proferida pelo Dr. Edvaldo da silva Bernardo e viabilidade econômica e financeira do Novo Estado pelo professor mestre Dr.José Lima. No fechamento a programação após as palestras técnicas foi aberto espaço para perguntas e questionamentos.
O palestrante Dr. José Lima disse que o Estado do Tapajós é viável tanto econômica, quanto social e politicamente, e que o movimento e feito através de Belém e apenas por uma elite conservadora continuemos no atraso refletindo o sentimento geral da população.
O professor Edivaldo da Silva Bernardo,fez um breve relato dos vinte aos de luta do movimento, enfatizando que não tem nenhuma dúvida que um dia esse sonho de emancipação será realizado já que tem muita gente aderindo à causa.
O Deputado federal Lira maia explicou como funciona a pauta de votação de projetos na Câmara explicando que o estado do Tapajós já está no senado para ser votado e em seguida remetido a Câmara, explicando que tem sido incansável em convencer as demais lideranças na Câmara para que seja votado e aprovado o projeto do plebiscito para a criação do Estado do Tapajós.
Sobre onde deveria ficar a futura capital do estado Lira Maia sugeriu que as pessoas parassem de especular sobre nomes , sendo que nesse primeiro momento é lutar para a criação do estado. Sobre os deputados que são contra, Lira Maia disse que num próximo processo eleitoral o eleitor deve ficar atento a isso dando prioridade para candidatos da região.
O Presidente da Câmara de Santarém vereador Nélio Aguiar, autor da criação do Parlamento Regional onde todos os vereadores da região devem se reunir em sessões itinerantes nos seus respectivos municípios para que em bloco possam reivindicar melhorias junto ao governo do estado.
Hilton Aguiar em breve discurso conclamou a região a uma união política em torno da questão para que possamos concretizar o sonho de criação do Novo Estado.
No meio da programação foi distribuída a letra de uma musica tema votada ao onde em um dos trechos fala que” Vivemos num estado de sitio cultural, de sítio social, não queremos mais ser quintal”, em ritmo de reggae.
Após o evento os vereadores e presidentes de Câmaras se reuniram para o debate sobre a criação do Parlamento regional Oeste do Pará, que no seu artigo 1º explica que o movimento é voltado aos municípios que formam a região com meta da discussão ampla na busca de soluções de interesse comum atinentes a todos os municípios envolvidos.
Dentre os vereadores de outras regiões o presidente da Câmara Municipal de Aveiro Manoel Pereira (Sales) se fez presente acompanhado das vereadoras Maria da Fé, Neide Moura e Maria da Conceição, além dos vereadores Railson, Raimundo Barbosa e Aluísio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário