Páginas

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Santarém ganha posto de classificação de produtos vegetais

A Agência de Defesa Agropecuária do Pará inaugura na sexta-feira (28), no município de Santarém, oeste do Estado, o Posto de Classificação de Origem de Produtos Vegetais, que determina a qualidade dos alimentos por meio de um padrão oficial de classificação estabelecido pelo Ministério da Agricultura.
Santarém começa classificando apenas o arroz, visto que a região tem a maior produção estadual dessa cultura. Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Pará produzirá 290 mil toneladas de arroz neste ano. Deste total, 36 mil toneladas (13,5%) são produzidas em Santarém.
O Posto de Classificação de Santarém é o segundo instalado no Pará. O primeiro, localizado em Belém, classificava toda a produção do Estado. Para cada quilo de produto vegetal classificado na capital o produtor paga R$ 15,00. Os produtores de Santarém agora vão pagar apenas R$ 2,00 por tonelada para classificação.
O posto, já todo equipado, funcionará no escritório regional da Adepará, com um engenheiro agrônomo e um técnico agrícola, habilitados pelo Ministério da Agricultura.
Ascom/Sagri

Nenhum comentário:

Postar um comentário