Nos dias 24 e 25, as equipes da ECAM e Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (United States Agency for International Development -USAID) visitaram a academia de saúde Jaderlândia e as Unidades Básicas de Saúde Fluviais: Abaré I, Abaré II e Ailton Barros, conhecendo os equipamentos doados para reabilitação pós-Covid 19 e tendo um feedback da vacinação nas comunidades ribeirinhas. A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), recebeu incentivo financeiro das entidades que retornam para avaliar as ações desenvolvidas.
Primeiro, eles visitaram a academia de saude do Jaderlândia, que teve mais de 70 equipamentos doados pelas entidades em 2021. Na ocasião, estiveram presentes a enfermeira da Semsa responsável pelo serviço, Fabíola Aguiar, a profissional de Educação Física, Miriam Couto, a psicóloga Rilda Pereira, a fisioterapeuta Naelka Fernandes e os representantes das entidades.
Durante a visita à academia de saúde, os representantes ficaram encantados com o serviço desenvolvido pelo município, elogiaram bastante a estrutura fisica, as profissionais que atuam e se surpreenderam com a quantidade de atendimentos. Em 2021, foram 2.092 atendimentos e no ano seguinte, 808.
À tarde, a visita ocorreu na Ufopa - Campus Tapajós, onde a assessora de Rios da Semsa, Tângara Sansil e a coordenadora da rede de frio, Katia Moura, explicaram a dinâmica de vacinação realizada pelas UBSF’s. Além dos representantes das entidades, a secretária de saúde, Irlaine Figueira, também acompanhou a prestação de contas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário