Páginas

terça-feira, 21 de setembro de 2021

Santarém é escolhida para participar do maior levantamento de dados sobre Saúde Bucal no Brasil

Santarém foi escolhida como uma das cidades que vai participar do maior levantamento de Saúde Bucal do Brasil. Trata-se do projeto SB Brasil, que realiza um estudo sobre as condições de saúde da população e que contará com o apoio da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Crianças de 5 e 12 anos serão entrevistadas e terão a saúde bucal examinada. Outros grupos etários de 15 a 19 anos, 35 a 44 anos e 65 a 74 anos também são público da ação. A previsão é de que a coleta dos dados aconteça no mês de novembro e a área de ação das equipes será o Bairro Urumari.

“A realização das atividades do projeto SB Brasil em Santarém é significante para a demonstração das carências no setor da saúde bucal, visando fortalecimento de investimentos para melhorias dos serviços aos usuários do SUS”, destacou o coordenador do setor de Saúde Bucal da Semsa, Jeymenson Coelho.  

O estudo visa identificar doenças mais prevalentes como cárie dentária, doenças periodontais, necessidade de próteses dentárias, condições de oclusão, traumatismo dentário e o impacto dessas doenças na qualidade de vida, entre outros aspectos.

Projeto SB Brasil

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) lidera o levantamento epidemiológico, em articulação com a Coordenação-Geral de Saúde Bucal da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (CGSB/SAPS/MS).

A parceria envolve também o apoio de secretarias estaduais e municipais de saúde, coordenações de saúde bucal, instituições representativas da odontologia, além de institutos de pesquisa em saúde pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário