Páginas

segunda-feira, 27 de novembro de 2023

Comunidades Quilombolas de Santarém se reúnem para debater educação e identidade em alusão à Semana da Consciência Negra



As onze escolas quilombolas marcaram presença no auditório da Casa da Cultura, na última sexta feira (24).

Apresentações culturais e rodas de conversa marcaram a programação do Aquilombar na Educação II: Identidade e Luta, evento organizado em alusão a Semana da Consciência Negra pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O evento ocorreu na última sexta-feira (ĥ24), na Casa da Cultura, com a presença de todas as onze escolas quilombolas da rede municipal de Santarém.

"O evento é a culminância de uma série de atividades desenvolvidas ao longo da Semana da Consciência Negra em Santarém que foi trabalhada e colocada no calendário letivo de toda a rede municipal de ensino. Acredito que esses temas devem ser trabalhados não somente nesse momento, mas no dia-a-dia ao longo de todo o ano letivo", afirma Maria José Maia, secretária de Educação.

A mesa de abertura, com o tema Aquilombamento e diversidade cultural, contou com a participação de Maria José Maia, secretária de Educação, Leandro Oliveira, chefe da Divisão de Educação Escolar Quilombola, Jecilane Borari, chefe da Divisão de Educação Indígena, Gleicinara Rabelo, vice-presidente da comunidade de Saracura, Rainara dos Santos, representante dos pais das escolas quilombolas, Jandira dos Santos, representante dos servidores das escolas quilombolas e Lara Laiane Oliveira, representante dos alunos das escolas quilombolas.

A programação seguiu com uma roda de conversa sobre as conquistas da educação quilombola com a presença de estudantes quilombolas de mestrado, que apresentaram os temas de suas pesquisas, além de um debate sobre a saúde mental da população quilombola.

"O Aquilombar na Educação II é o momento de a gente fazer a partilha e apresentação das atividades realizadas nas onze escolas quilombolas de Santarém. Temos como tema central, perpassando por toda a educação quilombola, o mestrado quilombola que atualmente já está indo para a sua terceira turma na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa)", comenta Leandro Oliveira, chefe da Divisão de Educação Escolar Quilombola.

O evento contou ainda com a apresentação do grupo de dança “Pérolas Negras”, formado por estudantes da Escola Nossa Senhora do Livramento do Quilombo de Saracura, e com a apresentação do projeto Educação Fiscal: músicas e rimas que embalam meu quilombo, fortalecendo a cidadania e a cultura Quilombola, desenvolvido pela Escola São Pedro do Quilombo Bom Jardim, além da exibição de vídeos sobre práticas antirracistas nas escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário