Páginas

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

MPF acusa prefeitos de Itaituba e Altamira de crime eleitoral

Os prefeitos de Itaituba, Valmir Clímaco de Aguiar (PMDB), e de Altamira, Odiléia Maria de Sousa Sampaio (PSDB), foram denunciados ontem à Justiça pelo procurador regional Daniel Azeredo Avelino, do Ministério Público Federal, acusados de crime eleitoral nas eleições de 2008. Odileida Sampaio, o vice-prefeito Silvério Albano Fernandes e o candidato a vereador Francisco Eduardo da Silva são acusados de oferecer uma doação de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) em troca de apoio político. O dinheiro captado ilicitamente seria pra construção de três piscinas no Grêmio de Cabos e Soldados de Altamira, em troca de divulgação da candidata junto aos sócios. De acordo com a denúncia enviada ao TRE-PA, Francisco Eduardo Modesto da Silva e Osni Alves dos Santos também estão envolvidos no crime. Eles receberam o dinheiro. O Ministério Público Eleitoral enviou uma notificação a cada um pedindo esclarecimentos em um prazo de quinze dias, a partir da data de recebimento da denúncia.
No caso de Itaituba, o prefeito Valmir Clímaco de Aguiar e mais cinco pessoas foram denunciados ao TRE. O então candidato a prefeito, Valmir Clímaco, é acusado de patrocinar emissões fraudulentas de títulos eleitorais. A primeira denúncia foi feita por uma funcionária da prefeitura cedida ao cartório eleitoral do município. Valmir também é acusado de oferecer empregos na prefeitura a parentes dos funcionários do cartório eleitoral, caso esses funcionários expedissem os títulos eleitorais fraudulentos. Ele é caracterizado na denúncia como mentor do crime e maior beneficiado. Outros quatro envolvidos no crime eleitoral em Itaituba são Sidney Vieira, Márcia Maria Vieira, Antônio Ricardo Tapajós e Delma Bessa Martins. Eles inseriram declarações falsas em documentos públicos com objetivo de benefícios eleitorais.
No ano passado, por conta de denúncias de liberações irregulares de veículos no departamento municipal de trânsito, Valmir Clímaco foi afastado do cargo de prefeito, retornado depois por força de liminar concedida por Helena Farag, juíza convocada pelo TJE do Pará e que já havia atuado, na década de 80, na comarca de Itaituba. Ambos os processos estão em tramitação na Justiça Eleitoral.

O Liberal

2 comentários:

  1. Dayan Serique, boa tarde companheiro de luta, primeiramente parabenizo pelo seu blog que tem muitas informações interessantes e boa de se informar dos fatos. Mano velho eu tenho um blog e gostaria que vc me adicionasse ao seu blog, pois eu já adicionei vc por recomendação do amigo Walter - Rastilho de Pólvora. o meu blog é www.ivanioalencar.blogspot.com FARO FINO

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo, bom saber que seu blog é verdadeiro e livre. Expresso o desejo através deste, para deixar claro que prefeitos como o de Itaituba, nao merecem processos, e sim a morte, pois são uns ladrões do dinheiro público!

    Fico indignado com essas publicações, afinal, sabemos que gente que nem eles são capazes de tudo e mais.

    ResponderExcluir