Páginas

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Audiência Pública discute Trânsito em Santarém

Uma audiência pública com a presença dos diversos setores relacionados ao trânsito em Santarém aconteceu nesta quarta-feira, 23 de maio, convocada pelo Ministério Público, por meio do promotor de justiça Nadilson Portilho Gomes. Além de autoridades locais, compareceram taxistas e mototaxistas, que fizeram denúncias e reivindicações ao MP e órgãos de trânsito.
A audiência foi convocada para tratar de temas relacionados a três procedimentos instaurados na promotoria. O primeiro sobre o aumento irregular de permissões para o serviço de táxi, com base em reclamação do sindicato dos taxistas de Santarém. O segundo sobre a precariedade da sinalização nas vias e o terceiro que apura a estrutura de funcionamento de órgãos nas esferas municipal e estadual, que atuam no controle do trânsito.
Com a presença de grande número de taxistas e mototaxistas, o principal tema tratado foi a suposta emissão irregular de 20 permissões para o serviço. De acordo com o sindicato dos taxistas, são permitidas em lei 652 permissões para a área urbana e 20 para o aeroporto, e estariam registradas atualmente 672 somente para a área urbana.
O secretário municipal de transportes, Sandro Lopes, negou a emissão irregular e afirmou que houve somente um recadastramento das atuais permissões, com objetivo de ordenar o serviço. Também foram denunciadas vendas e transferências irregulares de permissões.
O sindicato dos mototaxistas pediu a intensificação do combate ao serviço clandestino de mototáxis na cidade, e rigor na concessão de novas permissões, informando que estão previstas 380 novas licenças para o serviço na cidade.
Problemas como o alto índice de acidentes, o aumento do número de ciclomotores, o número insuficiente de agentes de fiscalização e a estrutura das vias no município também foram abordados. Todas as denúncias, informações e reivindicações foram registradas e serão apuradas nos procedimentos instaurados pela promotoria.
O próximo passo é a convocação de uma reunião somente com as autoridades de trânsito, que devem levar um relatório contendo informações e problemas. O promotor também vai analisar a legalidade das informações apresentadas. Ao fim, deve definir quais serão as ações do Ministério Público, ressaltando que os problemas serão enfrentados a curto e longo prazo.
Participaram da audiência pública o secretário municipal de Transportes, Sandro Lopes,o presidente da Câmara Municipal, José Maria Tapajós, os inspetores R. da Silva e Felipsen, da Polícia Rodoviária Federal, Sidmar de Oliveira e Darlisson Maia, do Detran, tenente Marnilze Moita, do Batalhão de Trânsito, Major Costa, sub-comandante do 3° BPM, além de outras autoridades e representantes da sociedade civil.
Por Lila Bemerguy, de Santarém

Nenhum comentário:

Postar um comentário