Páginas

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Deixando o Ceticismo de lado e aprendendo com a Fé



Dayan Serique

Nos meus quarenta anos de existência estou me permitindo mais, aprendendo mais, acreditando mais e acima de tudo respeitando mais, a fé, as convicções políticas e o jeito de ser das pessoas e confesso que isso tem feito um bem enorme pra mim.
Não sou refém de dogmas e crenças, tenho fé no Grande Arquiteto do Universo, tenho minhas convicções e minha religiosidade, sem, no entanto, professar credo religioso, embora minha família seja evangélica, frequente eventualmente a igreja Presbiteriana e tenha um irmão pastor e de alguma forma isso possa ter interferido no meu modo de pensar no passado, mas com o passar do tempo fui construindo e desconstruindo verdades e mitos.
Faço parte de uma instituição que tem a religiosidade e razão do pensamento presentes no mesmo bojo e essa dualidade embora a priori pareça desconexa é que faz a maçonaria tão bela e tão importante para a humanidade e nesses 10 anos que sou membro sinto que evolui no pensamento e no agir de forma positiva, trabalhando em mim a Tolerância e o combate a vicissitudes que afligem o gênero humano.
Este ano estava em Belém no mesmo período que acontece o Círio e sempre me mantive cético a esse evento religioso e até fui leviano em alguns comentários em outrora, mas movido por um sentimento especial resolvi acompanhar a transladação, que não sei de fato o que significa a palavra, mas o ato em si hoje eu sei o que é e aprendi vivenciando e isso me fez escrever esse pequeno relato que jurei que faria e assim estou fazendo.
O que vi na Transladação foi uma Belém diferente, calma, serena, pacífica, uma multidão emocionada, devota e diferente de tudo que havia imaginado ou construído na minha egoísta forma de pensar. Essa experiência me fez uma pessoa diferente e só foi possível porque me permiti. Continuo firme com minhas convicções, mas aprendi a respeitar e admirar a Fé das pessoas, independente de certo ou errado...
Só os tolos não mudam de idéias, não evoluem e se resignam a ficar presos a conceitos construídos por outras pessoas e absorvidas sem nenhum filtro ou reflexão eu me permitir confrontar meus conceitos e agindo assim sinto que evolui e me tornei mais humano...

Nenhum comentário:

Postar um comentário