Páginas

quinta-feira, 25 de maio de 2017

A quem interessa o "Fora Temer" e "Diretas Já"?


Dayan Serique * Professor e político

Quase que unanimidade é o sentimento de que não há mais condições morais, éticas e políticas para que o ainda presidente Temer continue a frente da nação, embora os aliados não assumam, mas na "boca miuda", já se cogitam nomes para a sucessão, que pode vir da coalisão PSDB/DEM/PMDB/PSD/PP. Por sua vez, partidos de centro como PSB, PPS, PHS, PV entre outros, não se entendem e dificilmente conseguirão achar um nome que aglutine e que consiga penetração no baixo clero e nos os insatisfeitos dos grandes partidos, não lhes restando outra opção a não ser também ao serem coaptados pelo bloco majoritário.
A esquerda mais radical PSOL, REDE, PT, por ser minoria, fogem a todo custo de uma eleição indireta, pois não tem musculatura política e votos suficientes para emplacar qualquer nome, por nisso, apostam todas as suas fichas no movimento "Diretas Já", que tem por plano de fundo a candidatura do ex-presidente Lula, que vem liderando todas as pesquisas.
Então, é ingenuidade acreditar que por de trás do "Fora Temer" e "Diretas Já" estão sentimentos nacionalistas ou patrióticos, nada disso, o que há é o antigo e já conhecido jogo político partidário, onde todos querem a saída de Temer,que pode ser através de cassação pelo TSE, Impeachment e renúncia, o certo é que cada um já definiu suas estrategias e seus discursos. O grupo dominante da Câmara caminha pra encontrar um nome de consenso , para a eleição indireta, como é previsto na Constituição Federal em seu artigo 81 e a oposição busca desesperadamente criar um clamor social com o movimento Diretas Já e fazer de Lula o seu maior símbolo, mesmo sabendo da inconstitucionalidade e das remotas chances, mas fazem o papel clássico da esquerda, que é a oposição estéril.
Então caros amigos, antes de sair postando nas redes sociais e defendendo de forma pública o "Fora Temer' e "Diretas Já", saiba o que de fato há por de trás de todo esses discursos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário