Páginas

sexta-feira, 3 de junho de 2022

Telemedicina: Mais de 500 atendimentos realizados na comunidade de Paissandu, no Lago Grande

A tecnologia aliada à saúde vem agregando qualidade e velocidade a assistência médica remota em comunidades de difícil acesso. Em Santarém, a comunidade de Paissandu, no Lago Grande, é pioneira na política de Atenção Primária à Saúde (APS) digital, desde a implantação do serviço em 19 de outubro de 2021 até hoje já foram realizados 528 atendimentos. O projeto é desenvolvido pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP).

Rompendo as barreiras geográficas, os atendimentos são feitos pela médica de São Paulo, Flávia Varella, que se conecta com a comunidade, através da internet. A equipe de enfermagem da Unidade Básica de Saúde Paissandu é composta pela enfermeira Graça Almeida e pelos técnicos de enfermagem Lauro Alves e Zilene Nobre, eles realizam a recepção e a triagem dos pacientes. Quando o paciente tem problemas de locomoção, a equipe da UBS leva o celular até a residência para que o atendimento seja feito.

A moradora da comunidade Margarida Reis relata a importância da teleconsulta. “A viagem da comunidade para Santarém de barco dura cerca de 5 a 6 horas. Então, era muito ruim para gente ir fazer a consulta na cidade. Até chegar lá, a pessoa morria de dor, mas, agora, que temos a médica que atende a gente online é maravilhosa, realmente salva-vidas, eu sempre venho e sou muito bem atendida.”

A professora Lucivânia Pena não estava se sentindo bem, decidiu ir a UBS da comunidade e foi surpreendida com a consulta online. “Foi uma novidade maravilhosa, por o atendimento ser mais rápido e ágil, a doutora já faz o diagnóstico, já passa o remédio, se tiver na unidade a gente já leva para casa, isso facilita muito a nossa vida,” destaca.

A coordenadora e enfermeira da UBS de Paissandu, Graça Almeida, relata a importância de ter uma equipe completa atuando na região. “Trabalhar na região amazônica é bem complicado, é muito difícil um médico querer vir trabalhar aqui, por muito tempo dependemos do médico de Santarém e de Curuai. A telemedicina veio e supriu essa demanda. Agora, tenho uma equipe completa atuando na comunidade, isso traz segurança para mim quanto profissional e para os nossos pacientes, que inclusive tem aprovado esse atendimento,” finaliza.

"A telemedicina se mostrou uma excelente estratégia para levarmos saúde de qualidade a todos os cantos do município, principalmente, nos locais de difícil acesso. Por meio deste projeto e de outros, a gente procura diminuir as distâncias e atender a demanda da atenção básica nessa região de rios", argumenta Vânia Portela, secretária municipal de Saúde.

O prefeito Nélio Aguiar destaca a importância da tecnologia, dos profissionais e dos parceiros no desafio de vencer as barreiras naturais impostas pela realidade amazônica para levar saúde aos locais mais distantes.

“A telemedicina é um poderoso aliado para levar saúde às nossas comunidades ribeirinhas. Santarém se tornou pioneira no uso dessa tecnologia e ficamos felizes de ver os resultados positivos juntamente com todos os parceiros que nos auxiliam nesse grande desafio. O objetivo será sempre expandir e fazer com que o serviço chegue a mais comunidades”, disse o gestor.

 

Sobre o projeto:

O Projeto de APS Digital é uma cooperação do Governo do Reino Unido com o Hospital das Clínicas da USP que tem como pilares estratégicos, a criação de soluções inovadoras, incluindo atenção primária e preparação da força trabalho de saúde digital, através de um termo de cooperação técnico científico entre o poder público e as instituições hospitalares, os comunitários têm acesso a consultas com médicos à distância, por meio da telemedicina. A comunidade Paissandu foi escolhida para receber este piloto, desde que foi implantado no dia 19 de outubro de 2021 já atendeu mais de 528 moradores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário