Páginas

quarta-feira, 1 de junho de 2022

Lixo entope bueiros e danifica bombas; Prefeitura de Santarém explica causas do alagamento em trechos da orla

 

O descarte irregular de lixo é um problema muito sério em Santarém, no oeste do Pará. Todo resíduo sólido colocado fora dos horários determinados para recolhimento pela prefeitura acaba acarretando inúmeras consequências para toda a população. Como resultado da falta de consciência de muitas pessoas, que jogam lixo nas ruas, foi constatado o amontoado de material como plástico, papelão, madeira e ferro nas galerias da principal via da orla da cidade, a avenida Tapajós, que amanheceu alagada após a forte chuva da madrugada desta quarta-feira (1). 

A situação ficou tão séria que o prefeito Nélio Aguiar foi pessoalmente mostrar a situação e gravou um vídeo mostrando o cenário desolador que ficou a avenida Tapajós, que voltou a alagar, no momento em que o rio dá sinal de vazante. O prefeito fez um apelo aos moradores para que evitem despejar o lixo de forma indevida, pois os danos não são apenas para a Prefeitura, mas afeta diretamente a vida de todos. 

Há alguns dias, o nível do rio começou a baixar e os pontos de alagamentos que se formaram no período mais intenso da cheia praticamente sumiram na última semana. Porém, a chuva desta madrugada aliada à quantidade de lixo despejado nas ruas e que foram parar nas galerias, provocaram novos alagamentos na área comercial de Santarém.

Apesar das bombas de sucção terem sido ativadas para escoar a água na avenida Tapajós, a sujeira prejudicou o trabalho e afetou os equipamentos. 

"Nossa cidade tem coleta de lixo, tem carro de lixo que passa nas ruas coletando o lixo doméstico. Vamos tomar cuidado e evitar jogar lixo nas ruas. Não façam isso! Não sujem a nossa cidade. Porque entopem as galerias, causam problema nas bombas que param de funcionar e isso acaba causando alagamentos. Dêem destino correto ao lixo e só coloque na hora que o carro de lixo vai passar. O lixo que vai parar nas ruas causa prejuízos para todos. Precisamos da participação de todos vocês para cuidar da cidade e evitar o descarte incorreto de lixo. Estamos na Semana do Meio Ambiente e cuidar da nossa cidade é cuidar do meio ambiente. Meio ambiente não é só árvores, é saneamento, é limpeza da cidade", disse o prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário