Páginas

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Alepa elege novo presidente nesta sexta-feira

Os 41 deputados da Assembleia Legislativa do Pará elegem nesta sexta-feira (1º) o presidente e os membros da mesa diretora para o biênio 2013/2014. O candidato apoiado pelo governador Simão Jatene é o deputado estadual Márcio Miranda (DEM), que nos últimos dois anos cumpriu o papel de líder do governo na Casa de Leis. As articulações entre a base aliada ontem apontavam o atual presidente interino do Poder, deputado Júnior Ferrari (PTB), para o cargo de 1º vice-presidente, e a deputada Ana Cunha (PSDB) para o de 1ª secretária.
Miranda é o candidato com maior chance de vitória na Alepa. A base de sustentação do Executivo conta com o maior número de partidos da Casa, 13, cujos deputados, se mantiverem a fidelidade, somarão 24 votos. O candidato da oposição é o deputado Martinho Carmona (PMDB), que declaradamente conta apenas com o apoio da própria legenda e também do PT, somando 16 votos. O apoio foi confirmado ontem pelo líder petista, deputado José Maria. O deputado Edmilson Rodrigues (PSOL) é o único que declara oposição, mas não confirma o voto em Carmona. Até ontem, ele não descartava a possibilidade de sair candidato a presidente ou, ainda, se abster na votação.
Há boatos de que alguns deputados da base aliada poderão mudar de posição no instante do voto. Miranda acredita que, se há essa possibilidade, o inverso também deverá ocorrer. A disputa é grande entre os cargos da mesa diretora, especialmente o de 1º vice-presidente e o de 1º secretário. Segundo o líder do PSDB, deputado José Megale, a indicação de Ferrari "está consolidada". Se eleito, será o segundo mandato consecutivo dele nesse cargo. Já a 1ª secretária ainda teria o deputado Eliel Faustino (PR) como pretendente, sendo que o deputado Tião Miranda (PTB) já teria desistido do posto.
As articulações para a composição da mesa ocorrem até o último minuto antes da votação. A eleição ocorrerá a partir das 9 horas da manhã, no plenário da Assembleia. Os deputados realizarão duas votações secretas, sendo a primeira para escolher o presidente do Poder, que substituirá Manoel Pioneiro (PSDB), eleito prefeito de Ananindeua; e a segunda, para escolher os demais componentes da mesa diretora, nos cargos de 1º e 2º vices-presidente e de 1º, 2º, 3º e 4º secretários.
Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário