Páginas

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Jader Barbalho é suspeito de omitir bens ao Senado

A Mesa Diretora do Senado recebeu nesta quarta-feira, 24, requerimento do senador Mário Couto (PSDB-PA), para que seja esclarecido se o senador Jader Barbalho (PMDB-PA) informou à Casa, em sua declaração de bens, que adquiriu quotas societárias da Rádio e TV Tapajós, localizada no município de Santarém, oeste do Pará.

Para ser empossados, os senadores são obrigados, pela Constituição, a apresentar a declaração de todos os seus bens e informar as fontes de renda e valores de passivos. Mas Jader Barbalho teria omitido do Senado que é ou foi acionista da empresa de comunicação. A dúvida é que levou Mário Couto a pedir informação oficial da Mesa sobre a declaração. "Quero saber, meu querido presidente, se o senador (Jader Barbalho) a fez constar quando jurou ser leal a este Senado, quando jurou ser leal à Constituição. Quero saber se V. Exª foi realmente leal, quero saber!", justificou Mário Couto, ao anunciar da tribuna o motivo do requerimento.

Em caso de Jader Barbalho ter omitido a informação, Mário Couto vai denunciá-lo ao Conselho de Ética do Senado com pedido de cassação do mandato do peemedebista. "Este senador comprou, em 2001, um canal de televisão e rádio em Santarém, a TV Tapajós. Associou-se ao sr. Joaquim da Costa Pereira e Vera Soares Pereira, que parece ser a filha. Esse contrato passou dez anos engavetado. Precisou o sr. Joaquim morrer. O sr. Joaquim morreu e a filha entrou com inventários. E quando a filha chegou com os inventários, eis que surge o dono da TV Tapajós, já registrada em cartório", relatou o tucano, em longo pronunciamento na terça-feira, 23, ao alertar para a gravidade do caso.

Mário Couto prosseguiu: "Pior, senador Jarbas Vasconcelos - eis, senador, na minha mão -, o patrimônio do senador Jader Barbalho, patrimônio de 2012, portanto, que foi encaminhado à Mesa Diretora, como nós todos temos a obrigação de fazer na hora que assumimos o nosso mandato. Mas não existe neste patrimônio apresentado à Mesa esta televisão que está assinada aqui em nome do senador Jader Barbalho. É essa explicação que eu quero ter".

O tucano paraense disse ainda que gostaria de saber como um senador conseguiu enganar não apenas o Senado, mas também a Receita Federal: "Eu quero saber por que a TV Tapajós, em Santarém, pertence a um senador da República, mas no seu patrimônio não consta há mais de dez anos. Onde está o Fisco, que está sendo enganado? Onde está o Senado, que está sendo enganado? Onde estamos nós?".

Nesta quarta-feira, esperava-se que Jader Barbalho fosse à tribuna para esclarecer sobre as denúncias de Mário Couto, que já haviam sido feitas pela ex-senadora Marinor Brito (PSOL-PA) não só ao Senado, mas ao Ministério Público Federal (MPF), depois que o caso foi exposto pela revista Veja, no ano de 2011. "A situação é seríssima porque se trata de um senador no exercício de mandato, que deve explicações à sociedade", frisou Mário Couto, que espera receber as informações da Mesa Diretora "o mais breve possível"

Nenhum comentário:

Postar um comentário