Páginas

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Simão Jatene reassume o cargo de governador do Estado

No dia em que completou 64 anos de idade, Simão Jatene reassumiu a condição de governador do Pará. Uma cerimônia na tarde desta terça-feira (2), na sede do Comando Geral da Polícia Militar, marcou a transmissão do cargo, do qual Jatene esteve afastado por 30 dias, seguindo uma recomendação médica. Durante a solenidade, o governador também recebeu os cumprimentos pela passagem do aniversário e anunciou alguns passos importantes do governo para os próximos meses.
Entre esses passos, está a ação impetrada junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) na tentativa de conseguir a regulamentação das compensações devidas aos Estados brasileiros, originalmente previstas pela Lei Kandir, mas nunca levadas a efeito. Além disso, o governador também manifestou o desejo de apresentar à Assembleia Legislativa do Estado projeto que transforme em lei os novos critérios estabelecidos para o exercício das funções de diretor e vice-diretor das escolas e unidades da rede estadual de ensino. Os princípios foram definidos em decreto publicado nesta semana pelo governador em exercício, Helenilson Pontes.
As medidas fazem parte de um conjunto de ações previstas no Pacto pela Educação do Pará, programa recentemente lançado, que visa buscar melhorias na qualidade da educação pública ofertada a crianças e jovens paraenses. Acompanhado da primeira dama, Ana Jatene, Simão Jatene foi recebido, na entrada da sede do Comando, por secretários de Estado, parlamentares, prefeitos de municípios do interior e pelo vice-governador, Helenilson Pontes.
Em seguida, já no auditório do prédio, foi homenageado com a canção “Parabéns pra Você”, executada por um saxofonista. As celebrações foram estendidas para o secretário especial de Proteção Social, Sérgio Leão, que também fazia aniversário. Jatene fez questão de agradecer a todos pelo “carinho e orações” no período em que esteve afastado do cargo. Ele fez referências especiais a Helenilson Pontes, que conduziu o governo até esta terça-feira, e à Assembleia Legislativa, pela parceria no trabalho do Executivo Estadual.
“O sentimento que tive, durante este tempo, foi de que em nenhum momento o Estado pareceu estar sem comando. Pelo contrário. As obras que precisaram ser lançadas e inauguradas o foram, o que me trouxe muita alegria, pois o que a sociedade deseja é que exista um coletivo, um conjunto, capaz de superar as dificuldades individuais em nome de um projeto coletivo”, frisou.
O governador também se mostrou grato à equipe de governo, por ter prosseguido com as realizações em prol da população do Pará. “Agradeço não só como governador, mas também como paraense, pois essa equipe não privou a sociedade de ter acesso a serviços e obras que já estavam prontos, mesmo sem a minha presença”, disse, acrescentando que se sente bem de saúde e que, por recomendação médica, está adotando novos hábitos de vida, como a prática regular de exercícios físicos e uma maior rigidez com os horários das refeições.
Helenilson Pontes desejou sucesso ao governador Simão Jatene na volta ao trabalho e destacou algumas ações durante o período em que esteve à frente do governo, como as ordens de serviço para início das obras da avenida Independência e do estádio de Santarém, no oeste do Estado e a inauguração das rodovias PAs-238 (que dá acesso ao município de Colares) e 431 (em Mojuí dos Campos), as primeiras inauguradas neste governo.
“O principal a dizer é que, nesse período, o governo não parou. Procurei, durante essa interinidade, dar continuidade às ações de governo, tocando as agendas administrativa e política, deixando o governo funcionar normalmente, sem nenhum tipo de crise ou de solução de continuidade”, avaliou.
Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário