Páginas

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Dayan Serique quer investimentos igualitários para eventos culturais em Santarém

O vereador Dayan Serique (PPS) participou na manhã desta terça-feira, 18, da sessão especial que discutiu assuntos voltados para a cultura santarena, atendendo reivindicação da Secretaria Municipal de Cultura.
Na ocasião, o secretário de Cultura, Nato Aguiar, fez explanações sobre a criação do Sistema Municipal de Cultura, bem como o Fundo Municipal de Cultura e a Legitimação da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, para efetivar um avanço de uma política cultural mais consistente no município de Santarém.
Em pronunciamento, o vereador Dayan Serique (PPS) mostrou total apoio à cultura e chamou a atenção para que o poder público faça investimento, de forma igualitária, aos pequenos e aos grandes grupos culturais.
Segundo o parlamentar, tanto a festa do sairé como o teatro devem ser vistos com bons olhos pelas secretarias de cultura e afins, pois ambos contribuem para o desenvolvimento da cidade e, também, para o entretenimento da população. “A cultura não tem partido político e nem tem cor partidária, ela precisa ter um norte, por isso precisamos garantir a Criação da Lei e do Fundo Municipal de Cultura”, reforçou, acrescentando que a partir dessas garantias a política cultural passará a ter um norte, independente de estiver no comando.
Na oportunidade, o vereador pediu maior acessibilidade das Secretarias de Cultura,Turismo e afins às pessoas que fazem a cultura em Santarém,  haja vista as burocracias enfrentadas em muitos casos, quando os promotores de eventos procuram esses órgãos.
Outro ponto apontado pelo vereador Dayan Serique foi em relação ao interesse dos grupos ligados a cultura, nas organizações de eventos própriios para arrecadar recursos financeiros. “Não basta só esperar pelo poder público é preciso correr atrás, realizar eventos diversos e garantir uma verba paralela a que é oferecida pelo município ou pelo Estado. Cada um fazendo a sua parte, a cultura santarena é engrandecida e as nossas raízes tendem a se espalhar cada vez mais não só para o Norte do Brasil, mas também para o mundo inteiro, como já vem acontecendo com o sairé”, finalizou.
Em março, uma audiência pública será realizada, na Câmara de Vereadores para que novos pontos sejam esclarecidos para que a Lei da Cultura seja sancionada em Santarém. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário