Páginas

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Passe Estudantil é conquista histórica em Santarém

O vereador Dayan Serique participou na manhã desta quinta-feira, 13, na Câmara Municipal de Santarém, do Ato de Publicação da Emenda à Lei Orgânica Municipal (LOM) que institui o Passe Estudantil.
A Emenda altera o artigo 134 em seu inciso IX, modificando a nomenclatura de meia passagem, instituindo o Passe Estudantil, que corresponde a 1/3 do valor integral das tarifas dos transportes públicos coletivos de passageiros, terrestres ou aquaviários, urbanos, rurais e intramunicipais, para estudantes regularmente matriculados no ensino fundamental, médio e superior e, também, nos cursos de instituições de educação profissional e tecnológica.
O evento contou com a presença do prefeito Alexandre Von, dos vereadores e de associações ligadas à classe estudantil.
Na ocasião, o prefeito Alexandre Von ressaltou que o passe estudantil é uma reivindicação antiga da classe estudantil. O gestor santareno lembrou que a proposta de alteração à LOM foi fruto das discussões entre o Executivo e o movimento estudantil, no mês de junho de 2013.
Na ocasião, Alexandre Von também destacou o papel da Câmara nesse processo. Segundo o prefeito, a proposta de Emenda foi aprovada por unanimidade.
O presidente da Comissão de Educação da Câmara, Luiz Alberto, lembrou que a Lei de Meia-passagem foi proposta pelo pai do vereador Dayan Serique, quando então vereador. “Não podemos deixar de lembrar que foi o vereador Navarro que apresentou a lei que evoluiu e hoje deu origem ao Passe Estudantil”, disse Alberto.
O vereador Dayan Serique (PPS) fez um resgate da luta do movimento estudantil quanto ao direito a meia-passagem na década de 90. Ele se lembrou do seu envolvimento nessa luta quando integrante da FEU (Federação dos Estudantes Universitários) que hoje é a atual UES (União dos Estudantes de Ensino Superior de Santarém).
 “É importante neste momento resgatarmos essa história que hoje está sendo concretizada na criação e efetivação do Passe Estudantil. O movimento estudantil está diretamente ligado à atual legislatura desta Câmara. Eu que militei na FEU, hoje UES, o nosso presidente Henderson Pinto que participou do grêmio estudantil do Álvaro Adolfo", lembrou Dayan Serique.
“Mas temos de ir além. O mesmo movimento que foi às ruas para pedir e conquistar direitos como esse, deve voltar mais forte ainda nas urnas. Das ruas para as urnas. O movimento estudantil que representa nossa juventude é o grande protagonista dessas conquistas”, pontuou Serique.
Texto: Núbia Pereira - Com informações de PMS e Alailson Muniz



Nenhum comentário:

Postar um comentário