Páginas

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Vereador Dayan Serique quer a criação de novos Distritos em Santarém

O vereador Dayan Serique (PPS), em pronunciamento na sessão desta terça-feira, 11, manifestou total apoio à descentralização administrativa estrutural com a criação de novos distritos em Santarém. Hoje, apenas Alter do Chão, Curuai e Boa Esperança se enquadram neste quesito.
Entre as vantagens de criação de um distrito estão: eficiência na gestão administrativa, integração das comunidades; Implantação de agências ou núcleo distrital funcionando como Subprefeitura Municipal; Melhoria na prestação dos serviços públicos como saúde, educação, saneamento básico, iluminação pública, coleta de lixo, segurança, esporte e lazer.
“A partir da criação dos distritos o governo municipal é obrigado a oferecer mais estrutura às regiões, seja do planalto ou da área de rios, que tanto necessitam de uma assistência maior”, disse o parlamentar, acrescentando que é importante esse desenvolvimento para a região.
Segundo Dayan Serique é preciso fortalecer esse movimento de criação dos distritos para que a população seja contemplada, de forma urgente, com as ações, e consequentemente, tenham melhor qualidade de vida no lugar onde vive.
Ele citou Boim, que é uma comunidade secular, com grandes condições de ser distrital.
Vale ressaltar que um distrito é a subdivisão territorial e administrativo municipal, com a finalidade de melhorar o atendimento dos serviços públicos prestados à população. Ele é criado por lei municipal, mediante a assinatura de mais de 50 por cento dos eleitores residentes na área interessada.
Segurança Pública
Na tribuna o vereador Dayan Serique aproveitou para pedir mais apoio à segurança pública no município que, conforme ele o assunto é tão discutido pelos vereadores, mas ainda não vem obtendo o efeito desejado.
Além da cidade, os moradores das comunidades precisam se sentir seguros, por isso, é preciso reforçar esse tipo de atendimentos nos quatro cantos do município. “A segurança pública deve ser um compromisso diário, assim como a educação e a saúde, por exemplo,” finalizou.
Por: Núbia Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário