Páginas

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Vereador quer a criação de Táxi lotação em Santarém

Na sessão desta quarta-feira, 26, o vereador Dayan Serique (PPS) usou a tribuna da Câmara para anunciar um projeto de lei que pretende apresentar, logo após a semana do carnaval, que regulamenta o serviço de Táxi lotação no município de Santarém.
O objetivo é oferecer uma nova alternativa de renda para os taxistas, que vem sofrendo com a queda na redução de corrida, a partir da atuação dos mototaxistas, na cidade.
"A nossa preocupação maior é em relação aos enormes prejuízos que os taxistas tiveram desde que os mototaxitas passaram a atuar no município de forma regularizada. Além disso, mais de 600 mototaxistas atuam clandestinamente, a qualquer hora do dia ou da noite", oferecndo riscos para o usuário que necessita de transporte para se locomover, disse o vereador.
Segundo Dayan Serique, a regulamentação do Táxi lotação influenciará, sobretudo, nas tarifas cobradas nos demais meios de transportes público, como a passagem de ônibus, por exemplo. Com isso, a possibilidade é que haja redução ou seja pensado duas vezes antes de ser anunciados novos aumentos de tarifas para a utilização dos transportes públicos.
O serviço de táxi lotação é comum em vários Estados do Brasil e em Santarém vai beneficiar cerca de 600 taxistas que hoje, atuam no município.
O Táxi lotação deve seguir uma tabela e uma linha, a exemplo do que ocorre com os ônibus. As passagens serão cobradas por pessoa. “Com a divisão dos custos de uma corrida normal pelo número de passageiros, o valor pago poderá ser o equivalente a uma tarifa de ônibus comum ou até menor", explicou o vereador Dayan Serique, acrescentando que entre as diferenças apresentadas, com os demais transportes, está o fato da pessoa poder viajar sentada e com mais segurança.
Segundo o parlamentar, o sistema de Táxi lotação existe e da certo em muitas cidades, por isso a expectativa é que não haja rejeição no projeto em Santarém. “Esse tipo de serviço é bem mais barato, além de ser uma alternativa mais confortável aos passageiros, até mesmo porque eles terão lugar suficiente para transportar, inclusive, pequenas bagagens”, concluiu Dayan Serique.
Por: Núbia Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário