Páginas

segunda-feira, 31 de maio de 2021

Agricultura Familiar ganha incentivo na região do Lago Grande


O encontro com os agricultores de Vila Curuai e de outras comunidades da região aconteceu no último sábado (29), e foi uma solicitação do presidente da Cooperativa Mista Agroextrativista de Produtores e Produtoras do PAE Lago Grande ao vereador Júnior Tapajós (PL). Há 1 ano e 5 meses em funcionamento, os produtores sentiram as necessidade de buscar melhorias para alavancar não só a produção, mas também de incentivar outros produtores a investirem no trabalho em forma de cooperativismo. Para apontar novos caminhos e solucionar alguns problemas que travam o escoamento desta produção, o encontro contou com a presença da coordenadora da Produção Familiar do município, Silvia Freitas, que explanou sobre a inúmeras possibilidades de melhorar o trabalho que já existe, aumentando a produtividade, qualidade e mecanismo de escoação dos produtos.

“ O primeiro passo a ser dado nesse caso é a melhoria de estradas e ramais que são fundamentais para que a produção que já existe possa chegar aos pontos de venda da região, para isso contamos com o apoio do vereador Júnior Tapajós, que se dispôs a buscar recursos que possam ser empregados até mesmo na aquisição de novos maquinários que nos darão esse suporte”, disse a coordenadora.

Para o presidente da cooperativa Elson Nogueira, esse incentivo é tudo que eles precisam para dar mais dinamismo ao trabalho que já realizam, atraindo mais agricultores e movimentando a economia da região. São mais de 60 cooperados que hoje atuam na produção da agricultura familiar, um número que pode aumentar de forma significativa com o devido fomento a ser trabalhado.

“Hoje, o que mais nos atrapalha é a situação dos ramais e estradas, que não oferecem condições para que os produtos cheguem até os pontos de venda, por isso a necessidade do maquinário, onde parte já temos na região, mas que precisam de manutenção e pessoas para fazer esse trabalho. Acreditamos que a partir dessa conversa vamos conseguir avançar com o apoio dos nossos representantes”, afirmou o presidente.


Para o vereador Júnior Tapajós, que junto ao à época vice-prefeito José Maria Tapajós e ao, à época Deputado Federal Lucio Vale, foram responsáveis pela aquisição de maquinários, por meio de emenda parlamentar, para a região, debater agricultura familiar é sempre muito importante, principalmente, buscar as parcerias certas para fazer crescer o negócio, beneficiando desta forma o pequeno agricultor. “ Incentivar o cooperativismo é a melhor forma de fazer dar certo a Agricultura Familiar, porque isso reflete na economia da região como um todo e acaba servindo de incentivo para as demais comunidades ao redor. Como legislador estou pronto para ajudar a buscar os melhores caminhos, junto ao poder público municipal”, afirmou o vereador.


Márcia Reis - Assessora de Imprensa do vereador Júnior Tapajós

Nenhum comentário:

Postar um comentário