Páginas

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Navegapará amplia serviços a partir de parceria com programa federal

A implantação do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), do governo federal, vai possibilitar a expansão do Navegapará, que oferece internet banda larga de graça para diversos pontos espalhados no Estado. O fortalecimento da iniciativa estadual é um dos objetivos do termo de cooperação para a implantação do PNBL assinado na última segunda-feira (2), em Brasília, entre Telebrás, Governo do Estado e Federação das Associações dos Municípios do Pará (Famep).
O PNBL vai ampliar a cobertura da banda larga em todo o Estado, democratizado o acesso à rede para toda a população, a preços mais acessíveis que os oferecidos pelas empresas provedoras de internet. A implantação do programa será possível graças à infraestrutura montada para o Navegapará, em plena operação.
A parceria prevê a criação de um consórcio público com a participação dos 143 municípios paraenses. As ações serão desenvolvidas em conjunto entre o governo do Estado, Telebrás e uma operadora a ser definida. A parceria resultará no oferecimento de serviços como telemedicina, telecursos, telefonia fixa IP, internet banda larga e vigilância eletrônica nas cidades e instituições, entre outros.
A Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa) garante esses serviços, de maneira gratuita, por meio do Navegapará, em infocentros, escolas públicas e locais de grande concentração de pessoas. Pelo programa do governo federal, a internet será paga, mas a preço acessível e em boa velocidade em casas e empresas, através de pequenos provedores nos municípios que contratarão os serviços.

Expansão –“A Telebrás participará da implantação de novas infraestruturas da rede, trazendo recursos federais para serem aplicados no Pará. Com isso o governo do Estado poderá focar esforços nas ações que serão oferecidas à parcela da população que mais necessita”, explica Theo Pires, presidente da Prodepa. A parceria vai garantir a ampliação do Navegapará a regiões do Estado ainda não atendidas, como o sul do Pará e a ilha do Marajó.
“A chegada de internet banda larga aos municípios do interior do Estado a preço justo também permitirá aumentar o alcance da inclusão digital a uma parcela maior da sociedade não atendida pelo projeto”, reforça Theo Pires, que participou da reunião com o presidente da Telebrás, Rogério Santana, para discutir o alinhamento de ações entre Telebrás e governo do Estado com o objetivo de acelerar a implantação do Plano Nacional de Banda Larga no Pará.
Técnicos da Telebrás farão uma visita à Prodepa para avaliar a possibilidade de uso dessa infraestrutura. A Prodepa apresentará a parte técnica do Navegapará, além dos planos atuais de expansão do projeto como etapa inicial de trabalho. “Creio que o trabalho conjunto deve trazer benefícios à sociedade, pela maior velocidade de implementação dos dois projetos, pela otimização do uso dos recursos públicos e pela democratização do acesso à Internet à população”, acredita o Theo Pires.

Gestão – O presidente da Telebrás destacou o compromisso da empresa com o seu papel de diminuir as desigualdades no País. Segundo Rogério Santana, além de proporcionar uma operação mais eficiente entre um conjunto maior de municípios, a Telebrás pretende também oferecer produtos que ajudem na gestão dos municípios. “Temos uma grande quantidade de softwares livres que vamos fornecer para as prefeituras para contribuir na melhoria da gestão”, acentuou.
O termo de cooperação permitirá ainda o desenvolvimento de projetos conjuntos para a expansão de infraestrutura de telecomunicação e ampliação dos serviços de governo eletrônico, a integração e o compartilhamento dos serviços de rede digital entre os demais Estados da Federação e do Governo Federal para a utilização desses recursos e o fortalecimento e criação de alternativas de pontos de troca de tráfego estaduais.
O objetivo é chegar ao final de 2014 com todos os municípios conectados entre si e atendidos dentro do conceito de Cidades Digitais.
Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário