Páginas

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

MPF promove debate sobre Universidade do Oeste Paraense

O Ministério Público Federal no Pará promove, nesta quarta-feira (9), uma audiência pública em Santarém, oeste do Estado, para discutir a implantação da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).
O objetivo é que todos os cidadãos interessados possam debater temas como o currículo universitário, local e estrutura da instituição, processo de ingresso, cursos e grade curricular.
A audiência pública, para a qual foram convidados representantes da reitoria da Ufopa e do movimento Comissão Popular para a Nova Universidade, será realizada a partir das 8h40, no auditório do campus da Universidade Estadual do Pará (Uepa), localizado na avenida Plácido de Castro, nº 1399, no bairro Aparecida.
Universidade - A criação da Ufopa foi sancionada no dia 5 de novembro, pelo presidente em exercício, José de Alencar.
O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) destacou que o dia é histórico não só para a região, mas para todos os paraenses e amazônidas. 'Esta será a primeira universidade federal com sede no interior da Amazônia. É um passo de uma longa caminhada que temos de percorrer para que a Amazônia deixe de ser prioridade apenas nas palavras, mas também na prática', comentou o parlamentar paraense.
De acordo com o Ministério da Educação, a nova universidade oferecerá 1,6 mil vagas em oito cursos de graduação. Entre eles, engenharia florestal, direito e biologia. O futuro reitor da Ufopa, Seixas Lourenço, disse ainda que a inauguração da nova universidade em Santarém deverá ocorrer entre os dias 6 e 8 de dezembro.
O quadro de funcionários terá cerca de 800 servidores. Serão incorporados os atuais do campus da UFPA e UFRA de Santarém, além de realizar brevemente um concurso para preenchimento das vagas.
ORM

Nenhum comentário:

Postar um comentário