Páginas

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Nélio Aguiar quer que UFOPa ofereça vagas para Medicina

O vereador Nélio Aguiar (PMN), denunciou na Tribuna que o atendimento básico à saúde pública do município de Santarém, ainda não responde positivamente à demanda da população. Nélio Aguiar entende que esse setor ainda não funciona de maneira satisfatória, “faltando cumprir o seu papel”. Citou que o programa de saúde da família, não atende 100% da cobertura, atendendo apenas 30% da população, com apenas 26 equipes. O vereador reconhece que há dificuldade da aquisição do profissional médico, que é um dos membros da equipe.
Entendendo que diante do problema é preciso buscar alternativas. Indicou como uma das possíveis saídas o fato da UEPA estar formando profissionais médicos e disse que vai lutar para que a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) crie o Instituto de Saúde e ofereça vagas para o curso de medicina para atender não só Santarém, mas a região.
O parlamentar assegurou que médicos que estão sediados em Belém e Manaus, não vem para Santarém, ficam sempre nas capitais, o que se torna um problema a nível nacional. “Estarei apresentando uma proposta que será encaminhada aos deputados estadual da bancada do Oeste do Pará, solicitando que apresentem um projeto de lei, criando serviços obrigatórios para os alunos do curso de medicina da Universidade Estadual do Pará, onde proponho que logo após a formatura, esses médicos tenham que passar um ano no interior do estado, de forma remunerada e com o seu registro no Conselho Regional de Medicina, assim iremos atender a demanda exigida por mais médicos nos municípios de todo o estado” defendeu Nélio.
ASCOM - CMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário