Páginas

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Prefeitura de Itaituba incentiva criação de abelhas



“Eu ainda não vi em nenhum lugar do mundo nenhuma informação dizendo que um trabalho sozinho, uma ação individual tenha dado certo, eu acredito no coletivo, na parceria, na união e no Cooperativismo)”. Assim o prefeito Roselito Soares abriu a última reunião do ano, dia 17 de Dezembro (sexta feira) com os lideres de comunidades, para expressar seu desejo de ver Itaituba entrando na era da organização Comunitária através do Associativismo.
Reforçando sua opinião o prefeito alertou que nossos agricultores precisam se modernizar, se organizar em Cooperativas, para que se tornem competitivos sob pena de perderem cada vez mais espaço para outras regiões como Mato Grosso que já pratica uma lavoura moderna com tecnologias e em regime de Cooperativismo.
Na ocasião, aproveitou através da Semdas para fazer o lançamento do projeto “Abelhas em Produção”, entregando aos presidentes das comunidades (apenas as regularizadas com seus CNPJ) uma pasta com uma cartilha, uma camiseta e uma bolsa padronizada com o projeto, material esse que será necessário para que participem das oficinas de trabalho que irão prepará-los para desenvolver o projeto.
O kit do projeto foi entrega também pela secretaria de Ação Social Margarete Soares, vice prefeito Silvio Macedo . Para que os lideres comunitários possam participar da oficina que será ministrada pela instrutora Maria de Fátima Teixeira do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) o município destinará duzentos reais a título de ajuda de custo.
De acordo com a Secretaria de Ação Social, Cultura, Desporto e Turismo, Margaret Soares o projeto terá duração de 5 meses, sendo que o mesmo foi batizado de Abelhas em produção, baseada numa parábola da abelha Chocolateira, que não sabia fazer mel, mas estimulada pelas outras abelhas acabou aprendendo a fazer mel de qualidade graças ao apoio e parceria tendo como moral da historia o fato ”As diferenças e riquezas pessoais, que existem em cada um de nós, são singulares e devem ser respeitadas.
Nesse sentido que o projeto pretende estimular um novo modelo de trabalho baseado no associativismo com ênfase para o fortalecimento das lideranças, participação coletiva onde todos avaliem, pensem ajam partilhem e se comprometam com os resultados.
O projeto é uma iniciativa do município como primeiro passo para estimular a presença da cultura das Cooperativas, como já é comum em outras regiões do pais.
Para que os agricultores pudessem compreender a finalidade do projeto a instrutora Maria de Fátima (Senar) proferiu palestras com o tema Organização Comunitária e Associativismo.
Os agricultores presentes na ultima reunião do ano fiaram entusiasmados com a iniciativa e pretendem de fato mudar quanto ao modelo atual de plantio e comercialização dos seus produtos.
O projeto não é destinado a especificamente a produção de mel, o nome abelhas em produção faz uma referência ao trabalho em grupo, a união, planejamento já que esse é o modelo de trabalho da comunidade das abelhas. O projeto se destina a qualquer ação visando a produção coletiva nas comunidades.
Assessoria de Imprensa- PMI

Nenhum comentário:

Postar um comentário