Páginas

terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Prefeitura de Santarém inicia vacinação de idosos acima de 80 anos


A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), informa que inicia a vacinação de idosos acima de 80 anos nesta quarta-feira (3). Ao todo, serão 4.070 doses de vacinas que estarão disponíveis nas 28 Unidades Básicas de Saúde (UBS) na área urbana, das 14h às 17h. Nos próximos dias, gradativamente, as unidades da região de Planalto e de Rios também receberão suas doses. Toda logística está sendo preparada. As vacinas, enviadas pelo Governo do estado, chegaram hoje em Santarém.

“Já estão em nossa rede de frios da Divisão de Vigilância Epidemiológica as 4.070 doses de vacinas contra covid-19 que serão utilizadas para imunizar nossos idosos acima de 80 anos, grupo prioritário, nessa segunda fase do Plano Nacional de Vacinação. Portanto, a partir desta quarta-feira, 3 de fevereiro, vamos iniciar a distribuição para as Unidade Básicas de Saúde e aplicação das vacinas. Faremos a aplicação na parte da tarde, das 14h às 17h, por ser o horário de menor fluxo de pessoas nas unidades para evitar a aglomeração”, declarou o Prefeito Nélio Aguiar.

Para receber a vacina, os idosos precisam apresentar a Carteira do idoso, o Cartão do SUS e o CPF. Os idosos estiverem em casa, acamados ou com dificuldade de chegar até a unidade de saúde pode receber sua dose em sua residência. As equipes que atuam na Estratégia em Saúde da Família que já faz o acompanhamento devem fazer o levantamento da quantidade desses pacientes, disponibilizando a aplicação na residência, utilizando todos os protocolos para garantir a saúde do idoso e a proteção dos profissionais.

“Estamos dando continuidade ao Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19 em nosso município, disponibilizando as doses conforme o repasse e os grupos prioritários. Iniciamos vacinando profissionais de saúde, idosos em asilos ou instituições permanentes e indígenas aldeados.  Dessa vez, serão os idosos acima de 80 anos. Portanto, informamos que já recebemos as doses e que estamos preparando as UBS’s para viabilizar a imunização desse grupo. Ressaltamos para que fiquem atentos aos horários e aos documentos necessários”, concluiu Marcela Tolentino, Secretária Municipal de Saúde.

Texto Weldon Luciano / Ccom-PMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário