Páginas

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Nova universidade paraense está quase pronta

Em março de 2010, a Universidade da Integração Amazônica (UNIAM) ou Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) receberá seus primeiros alunos. A transformação dos campi da UFPA e da UFRA, situados em Santarém, em uma instituição autônoma está em pleno andamento. Depois de propor um inovador projeto pedagógico para a formação de profissionais no Norte do País, o próximo passo é concluir as obras de infraestrutura e iniciar a contratação de professores e técnico-administrativos.
Até setembro deste ano, o projeto de criação da Universidade, já aprovado pelo Senado, também receberá o aval do Congresso Nacional. A partir daí, a UFOPA estará oficialmente criada e constituída como uma universidade independente e receberá a liberação para realizar concursos para compor seu quadro de pessoal. “Hoje, os dois campi têm 80 docentes e cerca de 50 técnico-administrativos. Até março, esses números terão, ao menos, duplicado por meio da realização de concursos. A UFPA nos ajudará na organização e realização dessas seleções que acontecerão até o final deste ano”, revela Seixas Lourenço, coordenador da comissão de implementação da nova universidade.
Simultaneamente, as obras da UNIAM serão totalmente concluídas até o final do primeiro semestre de 2010. “Com isso, em quatro anos, saltaremos de dois mil para 14 mil pessoas apenas no Campus de Santarém e teremos três outros campi e cerca de sete núcleos espalhados pelo oeste do Pará. O impacto disso, na região, será imenso”, assegura o coordenador.
Hoje, o Campus da UFPA em Santarém possui oito cursos de graduação e um mestrado multidisciplinar em recursos naturais e o Campus da UFRA possui uma graduação em Engenharia Florestal. Os primeiros calouros da UNIAM chegarão em março de 2010, mas ainda serão selecionados pelas universidades mãe. Por isso quem deseja ingressar na nova universidade deve ficar atento aos prazos de inscrição.
A partir de 2011, os alunos da UFOPA serão selecionados pela nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário