Páginas

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

PT pede a saída de Iracy Gallo da Seduc

É delicada a situação da secretária de Educação do Pará, Iracy Gallo. Respondendo a ação por improbidade administrativa e com bens bloqueados por decisão judicial, a titular da Seduc - responsável pelos kits escolares alvos de investigação - está cada vez mais só. A saída dela do governo já é dada como certa e os ataques não vêm mais apenas da oposição. Iracy Gallo perdeu apoio dentro do partido da governadora, o PT, que passou a pressioná-la para que peça demissão.
O escândalo dos kits escolares foi assunto de discursos ontem da Assembleia Legislativa (AL) e a novidade é que os apelos para que Iracy Gallo deixe o governo partiram da própria bancada governista. “A secretária já deveria ter pedido seu afastamento”, disse a líder do PT na AL, deputada Regina Barata, que chegou a comparar a insistência da secretária em continuar no cargo com a do presidente do Senado José Sarney que, bombardeado por denúncias, tem resistido aos apelos para que renuncie ao cargo.
“Não podemos aceitar que uma pessoa que está sob investigação fique à frente de uma secretaria importante como a Seduc”, disse a petista, esclarecendo que falava em nome de toda a bancada. As declarações de Regina Barata fizeram coro ao líder da oposição, José Megale (PSDB), que ocupou a tribuna para pedir a saída da secretária de Educação e da titular da pasta do Trabalho Ivanise Gasparim, também envolvida com a confecção dos kits. Para Megale, manter as duas “é um ato de irresponsabilidade com a coisa pública”. Barata deixou claro, contudo, que a bancada defende que Ivanise continue no cargo.
Duas razões estariam levando setores do PT a pressionar Iracy Gallo a deixar o cargo.
O primeiro é que com as investigações avançando, tem aumentando o constrangimento do governo com o escândalo dos kits, o que poderia ser amenizado com a demissão da secretária. Além disso, a Democracia Socialista (DS), tendência da governadora Ana Júlia, quer entregar o cargo ao atual secretário de Cultura, Edilson Moura.
Candidato da DS à AL, Moura estaria vendo na Seduc a chance de ocupar um cargo com mais visibilidade. Por meio da assessoria de imprensa, a secretária Iracy Gallo disse que não havia recebido qualquer comunicado da bancada petista e, por isso não se manifestaria. A governadora Ana Júlia também disse não ter recebido pedido para afastar a titular da Seduc, mas, por meio de assessores, informou que se recebesse o pedido este seria avaliado. Na Seduc e no Palácio dos Despachos as informações são de que a secretária continua no cargo.
Diário do Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário