Páginas

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Paraenses dão o último adeus a Gabriel Guerreiro

A partir do meio-dia desta sexta-feira, 3, acontece o velório do deputado estadual, Gabriel Guerreiro (PV), na Assembleia Legislativa do Pará. Guerreiro foi vítima de infarto fulminante  aos 74 anos, no fim da manhã desta quinta-feira, na cidade do Rio de Janeiro.
Nascido no município paraense de Oriximiná, no Baixo Amazonas, Manoel Gabriel Siqueira Guerreiro, ainda jovem, foi estudar Geologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1964. Após um ano largou o curso e foi a São Paulo para estudar Física, na Universidade de São Paulo (USP), onde também iniciaria a atuação política nos movimentos estudantis contrários à ditadura militar, em 1964. Voltou ao Rio e para o curso de Geologia, que concluiu em 1969. Anos mais tarde tornou-se mestre em Geologia Econômica. Foi professor da Universidade Federal do Pará (UFPA) durante muitos anos.
A política passou a fazer parte do cotidiano e até o fim da vida de Gabriel Guerreiro, como ficou conhecido no Pará. Em 1987 conseguiu eleger-se deputado federal e participou da elaboração da Constituição Federal de 1988. Geólogo de formação, ele teve significativa atuação como titular da subcomissão do Regime da Propriedade do Subsolo e da Atividade Econômica, da Comissão da Ordem Econômica, que tratou da destinação dos royalties do setor mineral. Atuou principalmente em favor do Pará.
Gabriel Guerreiro cumpria o sétimo mandato como deputado estadual. Isso fazia dele o político com mais mandatos já conquistados para a Assembleia Legislativa até hoje. Ocupou ainda cargos técnicos em administrações estaduais. Como secretário executivo de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, Guerreiro atuou na criação do projeto de Macrozoneamento Ecológico-Econômico do Estado do Pará, durante o primeiro governo de Simão Jatene.
O corpo de Gabriel Guerreiro será sepultado na cidade de Oriximiná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário