Páginas

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Santarém se consolida como braço logístico da Zona Franca de Manaus

O vereador Dayan Serique participou na manhã desta segunda-feira, 20, da solenidade de lançamento do Edital de Licitação Pública para contratação da empresa que irá instalar e operacionalizar o Armazém Geral da Zona Franca de Manaus (ZFM) em Santarém, que será um Pólo de Armazenagem e Distribuição de Produtos Industrializados da ZFM. A assinatura foi feita pelo governador em exercício do Pará, Helenilson Pontes, pelo secretário de Estado de Fazenda do Amazonas, Afonso Lobo e pelo  prefeito de Santarém Alexandre Von. O evento, realizado no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (Aces), contou com a presença de diversas autoridades da região Oeste do Pará.
O vereador Dayan Serique, que acompanhou a comitiva do governador desde a chegada ao aeroporto Mastro Wilson Fonseca, disse que o fato é histórico e merece toda a atenção da população, uma vez que se trata de mais um passo rumo ao desenvolvimento do município.
De acordo com Dayan Serique, a partir do asfaltamento da rodovia Santarém Cuiabá (BR 163), Santarém ganhará uma nova situação econômica. “Com o armazém instalado aqui, toda a carga do Amazonas direcionada ao Sul, Sudeste e Centro-Oeste sairá de Manaus direto pra cá, e não mais para Belém como vinha acontecendo e com a inauguração da rodovia, a movimentação será intensa no nosso município, reforçou Dayan Serique, comemorando mais um passo que é dado pelo governo do Estado em parceria com o município para o progresso da região.
O Armazém Geral fará de Santarém a solução logística para o envio de mercadorias do Amazonas aos grandes centros consumidores do país, principalmente as regiões Sul e Sudeste. Segundo o edital, o prazo máximo para implantação do equipamento é de 180 dias. 
Com o Armazém operando, Santarém se tornará entreposto da Zona Franca de Manaus se igualando aos municípios de Uberlândia (MG) e Resende (RJ). Os produtos podem ficar armazenados no entreposto sem a incidência de tributos.
Vereador Dayan Serique acompanhado das vereadoras Mônica Brito, vice-presidente da Câmara de Juruti e Carla Naiza, de Rurópolis.
Conforme Afonso Lobo, o processo licitatório abrange todo o território nacional e as empresas terão de comprar o Edital por meio do site da Comissão Geral de Licitação do Amazonas [http://www.cgl.am.gov.br/]. Dois critérios serão determinados: o técnico e o de menor preço. O primeiro leva em consideração o tempo de instalação do Armazém e a área que deve ser inicialmente de 10 metros quadrados. O segundo diz respeito aos custos quês nos serão oferecidos. Certamente, queremos um trabalho de boa qualidade, que seja finalizado em tempo curto e atenda às nossas demandas.


O governador em exercício Helenilson Pontes conceituou como histórico o dia de hoje (segunda-feira, 20). Para ele, a criação do entreposto da ZFM em Santarém é um grande passo da política de integração fomentada pelo Governo do estado, pois beneficiará toda região oeste do Pará. Pontes destacou o potencial logístico de Santarém que ajudará o Estado do Amazonas a distribuir sua produção. “Com isso todos ganham, o Pará e o Amazonas. É um momento histórico. Santarém passa a ser o braço logístico da Zona Franca de Manaus. Toda a economia será movimentada e a região beneficiada. Produtos só passavam por Santarém e agora eles ficarão aqui, serão armazenados e distribuídos a partir do município. Gera dividendos de geração de emprego e de renda. O município ganha o ISS da armazenagem e da distribuição. E ICMS que será recolhido a partir de Santarém e distribuído pelo governo do Estado”, argumentou Helenilson Pontes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário