Páginas

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Mais de 190 traficantes de drogas foram presos na região oeste em 2009


Mais de 190 traficantes presos e 83 pontos de produção e venda de entorpecentes desarticulados. Esses dados fazem parte das ações realizadas pela Polícia Civil, na região do Baixo e Médio Amazonas, oeste do Pará, em 2009, divulgados neste sábado, 9. O balanço foi apresentado nesta semana, em Santarém, durante avaliação operacional do ano. O delegado Jardel Guimarães, superintendente regional, reuniu-se com diretores das Seccionais Urbanas de Santarém e de Itaituba, e as Chefias de Operação da Superintendência e de Seccionais, para fazer a avaliação dos trabalhos de Polícia Judiciária e de ações operacionais. Para o delegado, houve um avanço substancial em diversas frentes em relação aos anos anteriores. Como diferencial no ano de 2009, destaca Guimarães, está a ampliação das atividades policiais planejadas de forma diferenciada dos modelos aplicados em anos anteriores.
Após estudo das particularidades da região do Estado pela Delegacia-Geral, Diretoria de Polícia do Interior e pela Superintendência, foi elaborado um novo formato de atuação, de avaliação das atividades e no dimensionamento de efetivo e a modificação de formas de trabalho. Com uma distribuição equilibrada de atividades nos municípios da circunscrição, a Superintendência passou a atuar de forma presente nos 18 municípios da região. “A equipe policial implantou novos modelos operacionais, principalmente, um novo formato de atuar, simultaneamente, naqueles municípios que possuem ligação com os demais. Nessas áreas, os crimes envolvem articulação de pessoas e de meios de transporte, como é o caso do tráfico de drogas, dos furtos e estelionatos, da pedofilia, do tráfico humano, dos crimes ambientais e das atividades do crime organizado”, salienta o delegado.
Ao todo, em 2009, as operações policiais resultaram em 1.045 pessoas presas. Destas, 194 por tráfico de drogas. Houve desarticulação de 83 “bocas de fumo” e apreensão de 144 armas de fogo. Conforme o levantamento, 85 operações de pequeno, médio e grande porte foram realizadas na região pela Polícia Civil. Entre as ações está o combate aos bandos de roubo a banco com atuação em outros Estados. “Tivemos a desarticulação do núcleo de uma quadrilha de assaltantes com a prisão dos indivíduos conhecidos por ‘Bin-Laden’ e ‘Perneta’, que comandavam o planejamento de roubos a banco na região. Eles escolheram Santarém para montar a base de atuação”, explica Guimarães. Os dois foram identificados por levantamentos de inteligência em parceria com o Núcleo de Inteligência Policial (NIP) e colaboração dos Estados do Tocantins e Minas Gerais.
Ainda, segundo ele, com os bandidos foram apreendidos veículos usados nos crimes e armamento de alto poder de fogo, além de equipamentos e materiais de sobrevivência e despiste de ações. Durante as investigações, os policiais prenderam outro bando de assaltantes, na zona rural de Itaituba, entre as cidades de Trairão e Rurópolis, com equipamentos e farto armamento. Eles se preparavam para roubar um banco na região. Com a prisão do bando, foram frustrados planos criminosos de roubos a banco e, por isso, não foi registrada qualquer ocorrência do tipo em 2009, na região.
Polícia Civil / Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário