Páginas

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Igreja centenária será reaberta em Alter do Chão

A igreja centenária de Nossa Senhora da Saúde, em Alter do Chão (PA), será reaberta amanhã (31), após a Celebração da Eucaristia, na praça da cidade, a partir das 21h. A igreja, de 115 anos, é Patrimônio Histórico e Arquitetônico de Santarém e estava fechada desde setembro.
“É a primeira obra de restauro de um prédio histórico, em Santarém, cujas características originais puderam ser resgatadas”, disse Terezinha Amorim, coordenadora do projeto “Preservação do Patrimônio Histórico de Santarém: Restauração da Igreja de Nossa Senhora da Saúde”.
A restauração da igreja foi acompanhada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Nacional (IPHAN) e pelo Departamento de Preservação do Patrimônio Cultural do Estado (DEPAC).
O pároco da igreja, Padre José Cortes, conta os dias para reiniciar as atividades litúrgicas no local. “A igreja está linda e a comunidade ansiosa. Conseguimos realizar tudo num curto espaço de tempo”, comemora.
Histórico - Construída em estilo colonial português, a igreja de Nossa Senhora da Saúde foi inaugurada em 06 de janeiro de 1896 e recebe anualmente milhares de visitantes.
O município de Santarém, que teve seu processo de ocupação e expansão decorrente da ação de missionários, conta com 63 igrejas católicas distribuídas em áreas urbanas e rurais, algumas construídas há mais de duzentos anos e que constituem parte importante do patrimônio histórico da cidade.
Em 21 de junho de 2009, a igreja de Nossa Senhora da Saúde foi reconhecida como Patrimônio Histórico e Arquitetônico de Santarém. Ela é a única construção histórica do balneário de Alter do Chão, distante 34 km do município sede, que mantém seus traços originais do século XIX, inclusive seu altar-mor, de 1925, trabalhado artesanalmente em estilo rococó. Ela se destaca, ainda, por representar o maior patrimônio material da vila, onde é realizada há mais de 300 anos a conhecida Festa do Sairé.
O prédio da Igreja inclui a capela central e duas naves laterais, sendo que a capela possui 25 metros de comprimento e 7,97 metros de largura. A espessura das paredes chega a 40 centímetros. Na parte superior, encontra-se o espaço para o coro e duas portas originais em madeira, com sacadas que têm como vista a praça principal da vila. No lado esquerdo, uma das portas dá acesso à nave que abriga o sino de bronze que pesa 60 Kg
DOL

Um comentário:

  1. Além da restauração do prédio, foram restauradas também algumas imagens (santos), inclusive a da padroeira da vila (Nossa Senhora da Súde), cujo trabalho é assinado pelo artista tapajônico (e parauônico) Lucinato Serique. O caro é bom, um verdadeiro Pitanguy das imagens...

    Juscelino Ferreira

    ResponderExcluir